O preço para o Grêmio ter Thiago Neves pode envolver a ida de Luan para o Cruzeiro. Em um dos cenários das negociações entre os dois clubes, o principal jogador tricolor na campanha do Tricampeonato da América em 2017 iria para Minas Gerais. Em trocas, desembarcariam em Porto Alegre o meia de 33 anos, além do atacante Raniel e do zagueiro Murilo. Colunistas de GaúchaZH avaliam se esta possibilidade seria positiva ou não para o Grêmio.
Luiz Zini Pires, colunista de GaúchaZH
A troca parece obra de ficção, um Black Mirror de chuteiras. O desejo pelo canhoto Thiago Neves, sonho de consumo tricolor do verão 2019, é tão intenso que Luan pode entrar no negócio, que une ainda os reservas Raniel e Murilo.
A inacreditável transação só se explica se Luan armou uma encrenca em Porto Alegre do tamanho da Arena. O melhor jogador do Grêmio foi escolhido o nome de toda a América em 2017. Seria mais lógico aproximar Neves e Luan, depositar dinheiro nas contas dos mineiros e tentar ser feliz no Ano Novo.
Cléber Grabauska, colunista de GaúchaZH
No negócio que envolveu a saída do Edilson, parecia que o Cruzeiro tinha levado vantagem. Mas, com o passar do tempo, o crescimento de Alisson mostrou que a transação ficou parelha. Se Thonny Anderson confirmar tudo que dizem dele, o Grêmio é que vai sair no lucro.
Nessa troca Thiago/Luan, mesmo que o Grêmio consiga o tão sonhado camisa 10, a vantagem inicial é do Cruzeiro. Pois Thiago faz 34 anos em fevereiro, e o Luan tem só 25. O Cruzeiro tem Arrascaeta, tem Fred e acrescentaria a qualidade de Luan.
O Grêmio, ao abrir mão de Luan, pode estar tapando um buraco e abrindo outro. Tudo depende da resposta de Raniel. Ele é um jogador com muito pontecial e fica como o fiel da balança. Caso se confirme, transformará esse troca-troca num negócio vantajoso para o Grêmio.
Gustavo Fogaça, analista de GaúchaZH
Ao meu ver, apenas um atleta pelo outro seria uma troca descabida. É verdade que o mercado estrangeiro para Luan ficou mais restrito, mas ele ainda pode jogar em ligas menores na Europa e ajudar o Grêmio faturar. Thiago Neves está em final de carreira, não dará retorno em provável revenda e não entrega o mesmo futebol de dois anos atrás. Com a possibilidade de Raniel e Murilo ingressarem na negociação, fica um pouco mais interessante para o Grêmio. Mesmo assim, ainda acredito que Luan possa ser vendido por um valor melhor no mercado internacional.