A Arena Porto-Alegrense decidiu trocar o gramado do estádio para evitar o problema das poças d'água, que tanto perturbaram o técnico Renato Portaluppi em alguns jogos em dias de chuva na temporada 2018. A grama será replantada na próxima segunda-feira (17), e um novo método de plantio será utilizado pelos agrônomos responsáveis pelo trabalho.
Segundo o diretor de operações da Arena, Paulo Rossi, na última troca de gramado, realizada durante a parada para a Copa 2018, o solo ficou pouco permeável, faltando espaço para a água da chuva escoar da grama para o sistema de drenagem.
— Foi utilizado (na ocasião) um outro método. O solo estava argiloso, com permeabilidade baixa. Por isso, a água não conseguia ser drenada pelo solo e não chegava aos tubos de drenagem. Por essa razão, ocorreram aqueles pontos de alagamento. Por isso, decidimos trocar o gramado, agora, com uma condição diferente — disse Rossi.
No método anterior de plantio, denominado "Ready to Play" (pronto para jogar, em inglês), a grama era plantada em leivas, com uma camada de argila acoplada. Esta alternativa foi escolhida devido ao pouco tempo para realizar o trabalho, já que a temporada estava em andamento.
Agora, segundo Rossi, será adotado o sistema da "grama lavada", quando a grama é retirada na lavoura e replantada diretamente no campo, apenas com a raiz – sem argila. Com o novo método, que exige mais tempo de preparo, o dirigente garante que o problema do alagamento não vai se repetir.
— Nós visitamos a lavoura, que fica em Santo Antônio da Patrulha, e a grama lá é muito boa. Vamos colher a grama, lavar para sair a areia, e depois replantar na Arena. Isso vai zerar a possibilidade de, em condições severas de chuva, aparecerem aqueles agalamentos — garante Rossi.
A previsão é de que no final de dezembro o gramado já esteja todo replantado. Cerca de 20 a 25 dias depois, segundo a gestora do estádio, o campo já estará pronto para uso. Como o primeiro jogo do Grêmio na Arena, pelo Gauchão, está marcado apenas para o dia 27 de janeiro, contra o Juventude, o processo de troca no gramado não interferirá nos jogos da equipe profissional.