Mais uma vez, o gramado da Arena virou pauta após uma partida do Grêmio. Desta vez, foi a condição do campo e as muitas poças durante o confronto contra o Botafogo, neste sábado, pela 22ª rodada do Brasileirão, que rendeu críticas de Renato Portaluppi. Após ser questionado sobre a situação em sua entrevista coletiva, o técnico reclamou que o clube pode ser prejudicado em uma partida importante se a gestora do estádio não encontrar soluções para lidar com as imperfeições do piso.
— Isso não cabe a mim, cabe ao presidente e a diretoria. Temos que pensar em algumas hipóteses. Por exemplo, imagina se nosso jogo hoje fosse às 19h e teríamos que enfrentar o Botafogo e poderíamos perder pontos dentro de casa. E se fosse um jogo decisivo e encontrássemos o gramado desta forma. Já peguei uma semana inteira de chuva e não vi o gramado desta forma. Não choveu tanto para o gramado estar nessas condições. Alguma coisa está errada e precisa ser feita. Vamos tropeçar em casa pelas condições do gramado. Alguma coisa está errada e aí é com a diretoria. Nunca vi a Arena desta forma. Hoje é uma crítica construtiva. Estamos alertando, podemos ter um problema mais sério em uma partida decisiva. Não caiu essa chuva toda para o gramado estar assim.
O diretor de futebol Deco Nascimento minimizou a situação. Para Deco, a empresa gestora da Arena já tomou providências para resolver os problemas do campo quando trocou todo o gramado durante a parada do calendário brasileiro para a Copa do Mundo.
— A condição do gramado estava muito boa. Mas a questão da drenagem, não sei. Há bons profissionais cuidando do gramado. Não dá para entender o que aconteceu – afirmou o diretor, que afirmou que o clube buscará respostas com a gestora da Arena na próxima segunda-feira.
A situação do gramado da Arena é uma dor de cabeça antiga para Renato. Em maio, após a vitória sobre o Defensor-URU, o técnico subiu o tom na crítica das condições do campo:
– Presidente havia feito acordo, que o Grêmio não treinaria antes dos jogos para poupar o gramado. A gente joga com toque de bola, precisamos que esteja em condições. E essa pessoa é irresponsável. Ele aluga a Arena para fazer pelada. No temporada da semana passada, deixaram jogar aqui. Irresponsável, incompetente. Essas pessoas só estão trabalhando na Arena, porque o Grêmio existe. Não tem a mínima condição de estar lá. Não estou arranjando desculpa. Ganhamos por apenas 1 a 0. Alcançamos o objetivo. O mais importante foi o dever cumprido. Espero que o incompetente faça a parte dele para que o Grêmio desenvolva o melhor futebol dentro da Arena – finalizou.