Setembro começou. É o melhor mês do ano para nós, gaúchos. Até chegar o tão simbólico 20 de setembro, data do feriado da Revolução Farroupilha, vai ter muito churrasco, tradicionalismo e baile. Inspirado nisso, o Tricolor abriu o mês Farroupilha organizando um belíssimo bailão, jogando em casa, na tarde deste sábado. E há quem diga que chuva estraga a festa, que nada! Quando apertou o toró, já havíamos marcado quatro gols e matado o jogo.
E que jogo, meus amigos. O que podia parecer motivo de preocupação — a saída de Maicon com cerca de 15 minutos de jogo — serviu para remodelar o time. Alisson entrou na ponta direita e Renato recuou Ramiro para jogar de volante ao lado de Cícero.
Brilhou a estrela do nosso comandante. Enfrentando dificuldades ao jogar na frente nas últimas partidas, Ramiro se revigorou na "volância". Tomou conta do meio-campo e ganhou tanta confiança que, com a saída de Cícero — que fez uma excelente partida — no segundo tempo, jogou sozinho naquela área do campo.
Mas quem brilhou ainda mais que a estrela de Renato foi o nosso Cruel. Não há mais dúvidas, temos um centroavante titular. Gostem ou não, Jael responde muito mais do que André no momento atual do Grêmio. E eu gosto do Jael. Fez dois gols, foi abusado. Bateu pênalti com uma confiança que eu não via há tempos nos nossos cobradores. E o segundo foi ainda melhor, venceu os zagueiros dentro da área numa tentativa de passe de peito. Infeliz no passe, não desistiu e chutou, matando o jogo cedinho.
Não bastou o banho de bola — e de chuva — só de Jael. O placar ainda dobrou no segundo tempo. A entrada de Alisson — que busca o gol bem mais que Ramiro quando está no lado direito do ataque — teve resultado: 3x0. O jogador também poderia ter deixado duas marcações no placar. Porém, as poças que se formaram no gramado atrapalharam o que podia ter sido uma pintura. Na batida por cobertura, ao chutar mais água do que bola, Alisson viu a pelota fugir da baliza.
André entrou na substituição tradicional, no lugar de Jael. Ainda conseguiu deixar o dele, em mais uma penalidade cometida pelo Botafogo, equipe que mais cometeu este tipo de falta no Brasileirão. E foi só. A chuva forte abafou o jogo e não deu oportunidade ao jogador para mostrar muito mais do que aquilo que já vem fazendo em suas atuações pelo time.
Tanto Renato quanto a direção do clube já afirmaram que o Grêmio vai com força total nos próximos dois jogos do Brasileirão, contra Santos e Internacional. Que venham mais seis pontos. O modo de ilusão com o título brasileiro segue ativo.