O próprio Renato Portaluppi já anunciou que não responderá agora ao Grêmio sobre sua permanência para 2019. O foco está na reta final do Brasileirão e na confirmação de uma vaga no G-4. No entanto, no que depender do capitão Maicon, o treinador ficará por mais uma temporada em Porto Alegre.
— Renato é um cara que tem diálogo não só comigo, mas com os mais jovens também. Dá liberdade para o jogador falar o que pensa. Já conhece todo o grupo. A gente sabe que jogadores vão e outros chegam para fortalecer o grupo. A gente torce para ele ficar e dar continuidade ao trabalho que está sendo muito bom. Um trabalho de muitas conquistas — disse Maicon em entrevista na zona mista do Morumbi.
Outra liderança do vestiário gremista é Geromel. Prova disso é que, quando Maicon deixou o gramado do Morumbi, no empate com o São Paulo, passou a braçadeira ao zagueiro. Pois, além da liderança, os dois partilham da mesma opinião: o técnico precisa continuar na Arena.
— Não precisa nem pedir. Está explícita a vontade do grupo. Continuidade é importante no futebol. São muitos poucos clubes que conseguem fazer isso. Vocês mesmo (imprensa) têm comentado sobre o futebol atrativo que nós jogamos, um dos melhores do Brasil nos últimos dois anos, e isso se dá pelas mãos do Renato. Então, a gente torce para ele ficar — concluiu Geromel.