A diretoria do Grêmio aposta muito na permanência do técnico Renato Portaluppi para 2019. A confiança é tanta que os dirigentes, a começar pelo presidente Romildo Bolzan, não pensam em uma alternativa caso fracasse a renovação de contrato do treinador. Todas as composições financeiras foram pensadas preservando o orçamento previsto e estão na proposta já entregue ao comandante.
O técnico ficou de fazer uma contraproposta, que ainda depende da confirmação da vaga na Libertadores do ano que vem e em que situação o clube entrará na competição — se na fase de grupos ou disputando a fase eliminatória. O que Renato já sabe é que a filosofia gremista para 2019 prevê uma contenção de gastos. A aposta maior para reforços no time está em jovens oriundos da base, alguns que já estão atuando como Jean Pyerre e Matheus Henrique, e outros que virão do grupo de transição.
Contratações externas serão aos moldes das que foram feitas com atletas como Bruno Cortez, Michel e Alisson — cujas respostas são consideradas muito boa para custos relativamente baixos. Existe a possibilidade da contratação de um ou dois jogadores estratégicos, de valor mais alto, como aconteceu com André e Marinho na atual temporada. Uma melhor resposta em campo, destes dois atletas, também é considerada como reforço importante pelos dirigentes.
A perda de jogadores com vendas para o exterior está praticamente descartada na janela de janeiro. Porém, há a convicção de que haverá assédio por Everton e Kannemann na metade do próximo ano, ficando Luan com uma situação indefinida. Em 2018, o Rei da América de 2017 não se valorizou, tendo tido poucas atuações brilhantes. O atacante ficou fora da Copa do Mundo, não foi mais convocado para a Seleção Brasileira e termina o ano com uma série de lesões.
No seu último ano da atual gestão, Romildo Bolzan quer deixar as finanças tricolores em dia, podendo, quem sabe, agilizar a compra da gestão da Arena, aspiração antiga do atual presidente. Para isto, ele conta com a sequência de trabalho de Renato e vai insistir até o limite para efetivá-la.