A Conmebol informou que o resultado do julgamento do caso Gallardo deve ser divulgado neste sábado (3). A informação inicial era de que o comunicado seria publicado às 12h, porém não se confirmou. O Tribunal Disciplinar da entidade realizou audiência nesta sexta-feira (2), pela manhã, com os advogados de Grêmio e River Plate. Após reuniões durante a tarde, os três julgadores responsáveis pelo assunto decidiram postergar o anúncio para o dia seguinte.
Caso os tribunal acolha a ação movida pelo Grêmio, o River Plate seria eliminado da Libertadores, com o time gremista avançando automaticamente para a final contra o Boca Juniors.
Os advogados gremistas protestam contra o fato de o técnico do River Plate, Marcelo Gallardo, mesmo suspenso, ter participado irregularmente da semifinal da última terça-feira (30), na Arena, se comunicando com o auxiliar Matias Biscay através de um rádio e ingressando no vestiário no intervalo para dar instruções aos seus atletas. No entendimento do Grêmio, estas ações constituem-se em infrações graves que influenciaram no resultado do jogo.
Em campo, os argentinos venceram por 2 a 1. Caso os advogados gremistas tenham êxito no tribunal, o placar seria revertido para 3 a 0 para o Tricolor, com o time gremista indo para a decisão. A outra possibilidade é que o placar seja mantido, com o River Plate sendo apenas multado, mas permanecendo na competição.
A direção do Grêmio foi pega de surpresa com a antecipação do julgamento, que inicialmente estava marcado para o sábado (3), às 13h30min. Nesta quinta (1), às 20h20min, o clube foi comunicado que a audiência ocorreria na sexta (2), às 11h. Como não havia mais voos comerciais disponíveis, o clube teve que fretar o avião do empresário Celso Rigo para que os advogados pudessem chegar a tempo da audiência em Assunção.