Candidato a sucessor de Everton, conforme previsão do próprio atacante do Grêmio, o garoto Tetê, 18 anos, participará da pré-temporada com o grupo de transição e poderá ser alternativa no Gauchão.
Tudo vai depender do início do calendário tricolor na próxima temporada. Caso não se classifique para a fase de grupos da Libertadores, o time já terá jogos em fevereiro pela fase eliminatória da competição continental e precisará usar uma equipe de transição no estadual, como fez neste ano.
Com contrato firmado até dezembro de 2021, o jogador já entra na mira de clubes do Exterior. Precavida, a direção já estipulou multa rescisória em 100 milhões de euros (R$ 430 milhões). Atualmente, ele trabalha no grupo de transição, com Thiago Gomes, e no sub-20, com César Lopes.
Em entrevista coletiva, Everton indicou Tetê como um dos seus possíveis sucessores ao ser indagado sobre quem poderia substituí-lo caso seja mesmo negociado com o futebol inglês.
— Eu sempre acompanhava os jogos da base e tive o privilégio de vê-lo um pouco mais de perto. Sei da qualidade dele. O Grêmio é formador de grandes jogadores. Se eu for embora, vão surgir melhores, sim — disse o goleador do Grêmio na temporada.
Diretor da base do Grêmio, Luiz Ferrari elogia as qualidades de Tetê, mas faz uma ressalva quanto ao estilo de jogo.
— Ele é canhoto, mas joga pela direita e parte em direção ao centro. Faz o contrário do Everton. Tem muita qualidade e muito futuro — afirma o dirigente.
Torcedores interessados em ver de perto o talento de Tetê poderão acompanhar o Grêmio na Copa Internacional Ipiranga Sub-20, a partir deste mês. A estreia será dia 30, contra o Racing-ARG, no Estádio do SESC. Peñarol-URU, Santos e Botafogo estão no mesmo grupo.
Em agosto, o atacante foi convocado por Tite para treinar nos Estados Unidos com a Seleção Brasileira, na fase de preparação para amistosos contra a seleção dos EUA e de El Salvador.
— Os elogios são bem vindos, mas é preciso ter muita calma — pondera Ferrari. — Ele ainda está na fase da adolescência e é preciso paciência com alguém que está nessa fase da vida — completa.