Quando Felipão deixou os gramados, em 1981, Renato Portaluppi estava na base gremista e só em 1982 começou a ter as primeiras oportunidades no time profissional. O rápido atacante pelo lado direito ganha o mundo em 1983, sendo decisivo nas conquistas da Copa Libertadores e do Mundial de Clubes. Neste mesmo ano, Luiz Felipe Scolari já estava na sua segunda temporada como técnico, atuando no Brasil de Pelotas, depois de ter passado por CSA, de Alagoas, e Juventude, de Caxias do Sul.
E foi num Gauchão de 83, em Pelotas, que aconteceu o primeiro confronto do técnico Felipão com o jogador Renato. O xavante se deu melhor e fez 2 a 0, gols de Zezinho e Amauri.
Ficha técnica - Brasil-PEL 2x0 Grêmio
Data: 16/10/1983
Estádio Bento Freitas, em Pelotas.
Campeonato Gaúcho, octogonal final.
Árbitro: Carlos Sérgio Rosa Martins (RS).
Público: 7.308 torcedores.
Brasil-PEL (2): Mauro, Marco Antônio, Hélio, Amauri e Bastos; Doraci, Jurandir e André; Ernâni (Remi), Bira e Zezinho. Técnico: Luiz Felipe Scolari.
Grêmio (0): Mazaropi, Paulo Roberto, Baidek, De León e Paulo César; China (Bonamigo), Osvaldo (Caio) e Mário Sérgio; Renato Portaluppi, César e Tarciso. Técnico: Valdir Espinosa.
No mês seguinte, pelo segundo turno da fase final, os times jogaram no Estádio Olímpico e empataram em 1 a 1. De León marcou para os gremistas e Zezinho empatou para os pelotenses.
Ficha técnica - Grêmio 1x1 Brasil-PEL
Data: 20/11/1983
Estádio Olímpico, em Porto Alegre.
Campeonato Gaúcho, octogonal final.
Árbitro: Paulo Sérgio Pinto (RS).
Público: 8.182 torcedores.
Grêmio (1): Mazaropi, Paulo Roberto, Baidek, De León e Paulo César Magalhães; China (Bonamigo), Osvaldo e Paulo Cézar Caju; Renato Portaluppi, Caio e Mário Sérgio. Técnico: Valdir Espinosa.
Brasil-PEL (1): Mauro, Ernani, Hélio, Amauri e Bastos; Doraci, Lívio e André; Júnior Brasília, Rubão (Bira) e Zezinho. Técnico: Luiz Felipe Scolari.
Os dois voltariam a se enfrentar quatro anos depois. Felipão agora treinava o Grêmio e Renato havia voltado da Itália para ser destaque no Flamengo. De novo, Portaluppi não venceu. Empate em 1 a 1, gols de Andrade, para os cariocas, e Jorge Veras, para os gaúchos.
Ficha técnica - Flamengo 1x1 Grêmio
Data: 29/10/1987
Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro.
Campeonato Brasileiro, segunda fase.
Árbitro: José de Assis Aragão (SP).
Público: 25.351 torcedores.
Flamengo (1): Zé Carlos; Jorginho, Leandro, Edinho e Leonardo; Andrade, Ailton Ferraz, Zinho e Renato Portaluppi; Kita e Bebeto (Henágio). Técnico: Carlinhos.
Grêmio (1): Mazaropi; Alfinete, Luis Eduardo, Henrique e Amaral; Casemiro, Bonamigo (China), Cuca e Valdo; Jorge Veras (Fernando) e Lima. Técnico: Luiz Felipe Scolari.
Foram necessários mais 23 anos para um novo encontro. Desta vez, o único envolvendo os dois como técnicos. Renato no Grêmio e Felipão no Palmeiras. Como será no próximo domingo. Era aniversário do tricolor gaúcho e em pleno Estádio Olímpico, deu Verdão, 2 a 1.
Ficha técnica - Grêmio 1x2 Palmeiras
Data: 15/09/2010
Estádio Olímpico, em Porto Alegre.
Campeonato Brasileiro, 22.ª rodada.
Árbitro: Gutemberg Fonseca (RJ).
Público: 38.372 torcedores.
Grêmio (1): Victor; Gabriel, Paulão, Neuton e Fábio Santos (Lúcio); Fábio Rochemback, Adilson (Roberson), Souza (Maylson) e Douglas; Jonas e André Lima. Técnico: Renato Portaluppi.
Palmeiras (2): Deola; Vítor, Danilo, Maurício Ramos e Rivaldo; Edinho, Márcio Araújo, Marcos Assunção e Tinga (Pierre); Ewerthon (Valdívia) e Kleber. Técnico: Luiz Felipe Scolari.
Resumo - Renato Portaluppi x Luiz Felipe Scolari
3 jogos de Renato como jogador e Felipão como técnico
1 jogo envolvendo os dois como técnicos
Duas vitórias do Felipão e dois empates.
16/10/83 - Gauchão - Brasil-PEL (Felipão) 2x0 Grêmio (Renato).
20/11/83 - Gauchão - Grêmio (Renato) 1x1 Brasil-PEL (Felipão).
29/10/87 - Brasileiro - Flamengo (Renato) 1x1 Grêmio (Felipão).
15/09/10 - Brasileiro - Grêmio (Renato) 1x2 Palmeiras (Felipão).