Em 2015, sob o comando de Roger Machado, Luan começou a ser protagonista no Grêmio ao ser escalado como "falso 9". Apesar de ser o homem de referência no ataque, tinha a liberdade para sair da área e aparecia em todos os lados do campo.
Com a saída de Roger, em setembro de 2016, a direção foi em busca de um velho conhecido. Ao chegar no Grêmio, Renato Portaluppi declarou que mudaria o posicionamento do atacante:
— Ele até pode ter rendido mais por dentro, mas um jogador como o Luan tem características de se movimentar, se mexer, abrir espaço. E, por dentro, não tendo característica de jogar de costas, o rendimento não vai ser tão bom. Ele não tem característica para jogar ali - disse.
Apesar disso, foi mantido na posição e acabou sendo peça chave da campanha que culminou no título da Copa do Brasil, que tirou o clube da fila de 15 anos sem títulos de expressão.
No ano passado, sem poder contar com Douglas, Renato fez valer sua crença e recuou o camisa 7 para a função de armador. O resultado não poderia ter sido melhor: com a mudança, e a chegada de Lucas Barrios, veio a conquista da Libertadores e o prêmio de Rei da América.
Nesta temporada, Luan já não consegue repetir o desempenho da campanha do tricampeonato da América. Em branco no Brasileirão, seu último gol foi no dia 1° de agosto, contra o Flamengo, no jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil, um empate em 1 a 1 na Arena.
Com a artroscopia no joelho de Jael, que o afastará dos gramados por aproximadamente 35 dias, e com a lesão muscular do contestado André, que ficará de fora por três semanas, a volta de Luan para a posição que o consagrou em 2016 é uma das alternativas de Renato Portaluppi para os confrontos com o Atlético Tucumán.
Confira os números de Luan com a camisa do Grêmio:
2016 (como falso 9)
54 jogos (4647 minutos em campo)
12 gols (média de 0,22 gol por jogo)
11 assistências
2017 (como armador)
52 jogos (4542 minutos em campo)
18 gols (média de 0,34 gol por jogo)
11 assistências
2018 (como armador)
35 jogos (3129 minutos em campo)
9 gols (média de 0,25 gol por jogo)
8 assistências