Como a partida contra o Fluminense não será antecipada — o jogo está mantido para o próximo sábado (29) —, o Grêmio alterou o planejamento de utilizar força máxima na próxima rodada do Brasileirão. Suspenso para o jogo de volta contra o Atlético Tucumán, no dia 2 de outubro, o volante Maicon deve ser o único titular à disposição de Renato Portaluppi para a partida no Rio de Janeiro. Michel e André, em recuperação de lesões, ainda serão reavaliados antes da partida.
Inicialmente, a ideia do Grêmio era utilizar força máxima contra o Fluminense. Mas a negativa do pedido de antecipação da partida da diretoria do clube carioca alterou a programação. Mesmo com a intenção de buscar o título do Brasileirão, a prioridade da comissão técnica é garantir força máxima para o jogo contra o Atlético Tucumán. Com a vaga eventualmente garantida às semifinais da Libertadores, o foco gremista se voltaria novamente à disputa do Campeonato Brasileiro.
A situação dos lesionados também poderá "reforçar" o time alternativo no Rio de Janeiro. A programação da comissão técnica é de que Michel e André participem da semana de treinos antes da partida contra o Fluminense. Caso a dupla responda de forma satisfatória, podem ser incluídos na delegação.
Uma provável escalação para o jogo no Engenhão tem: Paulo Victor; Leonardo Gomes, Paulo Miranda, Bressan e Juninho Capixaba (Marcelo Oliveira); Maicon, Matheus Henrique, Alisson (Kaio), Douglas e Pepê; Thonny Anderson.