O Grêmio deverá fazer duas novas inscrições em sua lista de 30 jogadores que disputam a Copa Libertadores da América. Após garantir vaga nas quartas de final do torneio, o atual campeão poderá fazer uso do que dispõe o regulamento da competição e colocar dois novos atletas.
De acordo com o artigo 54, os clubes poderão substituir até um total de dois jogadores da lista de 30 (trinta) e com os mesmos números dos substituídos até 72 horas antes de sua primeira partida nessa fase (quartas de final). A regra seguirá valendo para a semifinal. Porém, os finalistas não poderão fazer outras trocas.
Até agora, o Grêmio já inscreveu 35 jogadores na Libertadores, incluindo a fase de grupos. Da relação inicial saíram o goleiro Léo Jardim, o volante Arthur, o meia Lima e os atacantes Vico e Maicosuel, que deram lugar para Brenno, Marinho, Douglas, Pepê e André, inscritos para as oitavas de final.
Na atual lista de 30, as vagas em aberto para as quartas de final serão a de Jaílson, que está sendo negociado com o Fenerbahçe, da Turquia, e de Hernane Brocador, que se transferiu para o Sport Recife.
O Grêmio ainda não definiu quais jogadores irá inscrever para os confrontos contra o Atlético Tucumán. O lugar de Jailson deverá ficar com Matheus Henrique, que se recupera de lesão. A grande dúvida é quem irá utilizar a camisa 19 que era de Hernane. Como a data base da Conmebol para a disputa das quartas de final é 18 de setembro, o Grêmio terá até o dia 16 para apresentar as alterações.