A grande atuação de Jael na vitória por 2 a 0 sobre o Flamengo, no sábado, reacendeu o debate pela titularidade no ataque do Grêmio. Como André não tem convencido nos últimos jogos, boa parte da torcida gostaria que o camisa 9 iniciasse nesta terça-feira na Argentina contra o Estudiantes, no jogo de ida pelas oitavas de final da Libertadores.
Ainda que tenha maior qualidade, André não tem mostrado alto desempenho. Mas, como foi um dos maiores investimentos do clube no ano, já que foi comprado por
R$ 10 milhões do Sport, o centroavante tem recebido mais chances como titular.
No entanto, os números de Jael, mesmo como reserva, são melhores. Afinal, o centroavante lidera o ranking de assistências da equipe no ano, com oito passes para gol.
Na artilharia, está em terceiro lugar, com seis bolas na rede, atrás somente de Luan, com nove, e Everton, com 11. André, até o momento, marcou três vezes, mas não deu nenhuma assistência. Só que, pelo discurso que Renato deu no sábado, a tendência é de que Jael siga no banco de reservas.
— Vocês falaram da assistência e do gol, mas ele também perdeu o pênalti e isso faz parte. Toda a hora em que inicia ou entra, o Jael tem nos ajudado. Mas dei um puxão de orelhas no intervalo, não vou expor o motivo em público — disse Renato, antes de indicar a razão pela qual deve manter André na equipe:
— Não posso trocar um jogador a cada partida em que ele não for bem. Tenho é de dar confiança e corrigir.
Na vitória dos reservas sobre o Flamengo, Renato deu "nota 10" a seus jogadores e destacou outras boas notícias. Disse que, mesmo com uma equipe alternativa, voltou a ver "malandragem" no Grêmio, o que faltou no jogo com os cariocas pela Copa do Brasil.
E algo que o técnico deseja que sua equipe também tenha terça-feira contra o Estudiantes.
— Nós elogiamos os argentinos por isso. Mas você tem que ser malandro o tempo todo.
A malandragem possível, eu digo. Não só contra o Flamengo, mas sim o tempo todo. Hoje (sábado), fomos bem neste sentido — avaliou o técnico.
O resultado de sábado também deu respaldo para que Renato siga com seu planejamento
de poupar titulares no Brasileirão para utilizá-los na Copa do Brasil e na Libertadores.
O treinador crê que os adversários que também estiverem envolvidos em mais de uma competição também vão utilizar o mesmo expediente.
— Se não pouparem, vão pagar a conta. Quem muito quer, nada tem — falou, antes de completar:
— Pode ser que a gente não ganhe mais nada neste ano. Mas o caminho é esse, não tem o que fazer. Estamos disputando três campeonatos e, no Brasileirão, somamos 30 pontos mesmo jogando com time alternativo em muitas partidas. O Grêmio está na frente de muita gente que joga uma só uma vez por semana — ironizou Renato, em referência ao Inter, ultrapassado por sua equipe na tabela no final de semana, mas que pode retomar o terceiro lugar se vencer o Atlético-MG nesta segunda-feira.
Apesar da vitória sobre o Flamengo, o Grêmio ainda teve uma baixa. O zagueiro Bressan, que havia se recuperado de uma lesão muscular durante a semana, voltou a sentir o problema e teve de ser substituído por Matheus Henrique. Assim, Jailson atuou improvisado na zaga, algo que pode se repetir contra o Vitória no próximo domingo, pelo Brasileirão.
— Já tinha treinado ele nesta posição porque temos quatro zagueiros no grupo. Estamos correndo atrás de mais alguém, mas não podemos trazer um reforço por trazer. Mais cedo ou mais tarde, ia precisar usar o Jailson ali. O Matheus entrou bem junto com o Thaciano e aproveitou a chance. Confio em meus atletas e sei onde posso aproveitá-los — explicou o treinador.
Os dois centroavantes em 2018
André
16 jogos
3 gols (média 0,18 por jogo)
0 assistências
244 passes certos
16 desarmes
7 finalizações certas (13 erradas)
26 faltas recebidas
3 cartões amarelos
Jael
26 jogos
6 gols (média 0,23 por jogo)
8 assistências
251 passes certos
5 desarmes
24 finalizações certas (27 erradas)
33 faltas recebidas
5 cartões amarelos
Goleadores no ano
Everton - 11 gols
Luan - 9 gols
Jael - 6 gols
Maicon e Alisson - 5 gols
Assistências em 2018
Jael - 8
Luan - 7
Everton - 5
Cícero - 5
Léo Moura - 4