A exemplo do Grêmio, o Estudiantes utilizou as cinco trocas permitidas pelo regulamento da Conmebol para as oitavas de final da Copa Libertadores da América.
Porém, como o futebol argentino segue o modelo do calendário europeu, o time de La Plata não terá 30 jogadores em seu plantel, já que além dos cinco substituídos, outros cinco deixaram o clube com a janela de transferências do mercado internacional aberta.
Desta forma, o técnico Leandro Benítez terá apenas 25 jogadores à sua disposição, sendo três deles goleiros.
Entre as novidades do Estudiantes para as oitavas está o meia Gastón Fernández, destaque do time na conquista da Libertadores de 2009, e que teve uma breve passagem pelo Grêmio na temporada passada, quando atuou somente em 12 partidas.
Os outros quatro nomes que ingressam na relação da equipe de La Plata são o zagueiro Fernando Evangelista, que veio do Newell's Old Boys, o meias Matías Pellegrini, que estava na equipe sub-20, e os atacantes Francisco Apaolaza, também das categorias de base, e Lucas Albertengo, que vem pro empréstimo do Monterrey, do México.
Nesta nova lista do Estudiantes sairam o meia Nicolás Taplone, que foi atuar no Agropecuario, time recentemente fundado na Argentina, o zagueiro Lucas Diarte, que se transferiu para o San Martín de Tucumán, o também defensor Sebastián Dubarbier, que irá atuar no Deportivo La Coruña, da Espanha, o meia Gastón Giménez, vendido ao Vélez Sarsfield, e o atacante colombiano Juan Ferney Otero, negociado com o francês Amiens. As vendas renderam ao clube aproximadamente US$ 4,6 milhões.
Já outros cinco jogadores ainda irão constar na lista dos 30 inscritos do Estudiantes, mesmo que não estejam mais em La Plata. Um deles é o zagueiro Leandro Desábato, que após defender o time por 423 jogos, decidiu encerrar a carreira aos 39 anos.
Os demais são o meia Marco Brognino, que passou para o Atlético Rafaela, e os atacantes Lucas Melano, que aceitou uma proposta para Jogar pelo Portland Timbers da MLS, o colombiano Andrés Escobar, que regressou ao seu país para atuar pelo Deportes Tolima, e o meia-atacante equatoriano Christian Alemán, que é reforço do Barcelona de Guayaquil.
Confira os 25 jogadores do Estudiantes na Libertadores:
Goleiros:
1 - Jerónimo Pourtau
12 - Daniel Sappa
21 - Mariano Andújar
Defensores:
3 - Fernando Evangelista
6 - Jonatan Schunke
11 - Iván Erquiaga
13- Nicolás Bazzana
14 - Facundo Sánchez
15 - Gastón Campi
18 - Fabián Noguera
20 - Matías Ruiz Díaz
Meio-campistas:
4 - Iván Gómez
5 - Fernando Zuqui
8 - Matías Pellegrini
10 - Gastón Fernández
22- Rodrigo Braña
23- Juan Bautista Cejas
25 - Jacob Murillo
28 - Juan Bautista Cascini
30 - Carlo Lattanzio
Atacantes:
7 - Lucas Albertengo
9 - Lucas Rodríguez
16 - Mariano Pavone
17 - Pablo Lugüercio
19 - Francisco Apaolaza