O Grêmio enfrentará o Sport, na quarta-feira (13), em Recife, repleto de desfalques. Dos titulares, cinco não irão atuar: os zagueiros Pedro Geromel (Seleção Brasileira) e Kannemann (desgaste físico), Maicon (lesão na panturrilha direita), Luan (desgaste físico) e Everton (suspenso). Além deles, Ramiro depende de um teste. O meio-campista se recupera de lesão no tornozelo esquerdo.
Mas além dos titulares, o técnico Renato Portaluppi ainda perdeu mais alternativas de elenco. Marcelo Oliveira (lesão no reto femoral da coxa esquerda ), Michel (coxa direita), Alisson (posterior da coxa esquerda), Maicosuel (amigdalite) e Hernane Brocador (pancada na perna).
Com estes 10 desfalques, Renato tem dificuldades para montar o time que entrará em campo na Ilha do Retiro. O lateral-esquerdo Cortez é quem mais atuou nesta temporada. Ele esteve em campo em 29 dos 37 jogos disputados pela equipe e diz acreditar que o grupo é capaz de suprir todas estas ausências.
— É nessas horas que você vê a força do grupo do Grêmio. Os jogadores que estão aqui vão dar conta do recado, vão ajudar. A gente fica triste em perder jogadores importantes que vem nos ajudando bastante, mas o grupo é qualificado e o Renato vai escolher quem tiver melhor para poder nos ajudar — analisou.
Para o camisa 12, a falta de entrosamento pode pesar um pouco. Porém, ele ressalta que Renato busca preparar todos os jogadores da mesma maneira:
— Sim, jogar é um pouco diferente, mas chega dentro do campo ali e a gente conversa. No dia a dia, a gente sempre está treinando. O Renato, nos treinamentos, sempre vai mudando, sempre vai mesclando os jogadores para quando ele precisar poder utilizar.
A rodada deste meio de semana será a última do Brasileirão antes do recesso para a disputa da Copa do Mundo da Rússia. Após a partida em Recife, o Grêmio irá liberar os jogadores para um período de 10 dias de descanso antes de retomar os trabalhos. Cortez diz esperar a folga, mas não esquece do confronto com o Sport e sua importância.
— Eu espero poder terminar com uma vitória do Grêmio para poder descansar tranquilo, lá no pelotão lá de cima, e aí vamos que vamos — exclamou.
O Grêmio ainda realiza um treinamento na tarde desta terça-feira (12), no CT do Náutico, em Recife. A primeira parte da atividade será com portões fechados.