Ainda que tenha o jogo com o Sport na quarta-feira antes da parada do Brasileirão, o Grêmio já projeta seu segundo semestre. Depois da vitória sobre o América-MG por 1 a 0 na Arena, tanto o técnico Renato Portaluppi quanto o presidente Romildo Bolzan deram pistas sobre as movimentações no elenco durante a realização da Copa do Mundo da Rússia.
A questão mais urgente a ser resolvida é a situação de Jailson. Com uma proposta do Santos em mãos para levar o volante, o Grêmio deve anunciar nesta semana sua venda em definitivo. Segundo Bolzan, a oferta dos paulistas envolve somente dinheiro.
— O Santos manifestou interesse e, por precaução, ele ficou de fora da partida hoje (ontem). A negociação é exclusivamente sobre recursos financeiros, sem inclusão de outros jogadores — explicou o presidente, que não deve buscar outro volante como reposição.
Existe a possibilidade de saída de mais dois atletas do elenco. A mais provável é a do meia-atacante Maicosuel, que deve ser devolvido ao São Paulo. Outra, mais difícil de se confirmar, é a de Arthur.
No final de semana, a imprensa da Espanha noticiou o interesse do Barcelona em levá-lo já na metade do ano. A direção do Grêmio, no entanto, garante que não recebeu nenhuma consulta neste sentido. Segundo Bolzan, o que vale é a opção de compra já firmada para liberá-lo em janeiro.
— O Barcelona pagou pelo direito de ter esta opção. Nossa negociação é para entregá-lo ano que vem e queremos que isso seja cumprido. Foi isso que assinamos e não há nenhum fato novo. Se eles confirmarem a opção de compra, o Arthur sairá em janeiro — disse Bolzan.
Sobre a chegada de reforços, a direção diz que monitora o mercado e não descarta a contratação de um zagueiro e um meia para compor o elenco. No entanto, a prioridade da comissão técnica será lançar novos garotos da base.
Durante a intertemporada, que terá início em 25 de junho, depois de 11 dias de férias que serão concedidas ao elenco, o técnico Renato projeta o retorno do meia Douglas. No período de preparação também está confirmado o amistoso contra o Corinthians, dia 8 de julho, na Arena Pantanal, em Cuiabá. O jogo marcará, muito provavelmente, a volta do camisa 10 ao time depois de um ano e meio parado por lesão no joelho.
— O Douglas emagreceu e está sem dores. Está treinando, muitas vezes em dois períodos, e ficará trabalhando durante as férias do grupo. Nós teremos amistosos e iremos encaixar ele. Após a Copa do Mundo o Douglas estará pronto para nos ajudar — disse Renato, que também falou sobre a recuperação do centroavante André na intertemporada:
— Temos que dar um desconto a ele. Estava parado no Sport e até atropelou algumas etapas para ficar à disposição. Ele vai aproveitar bastante esta parada da Copa. Não só ele, mas principalmente ele. Depois da Copa o André será outro jogador.