Após a vitória sobre o América-MG, o presidente Romildo Bolzan Júnior, em entrevista coletiva, confirmou a consulta do Santos por Jailson. Apesar de confirmar a conversa, Romildo afirmou que o negócio ainda não está concluído e que a transação só será feita se "for boa para o Grêmio e para o jogador". Sobre Arthur, o presidente garantiu que o volante permanece em Porto Alegre até janeiro, apesar de uma eventual tentativa do Barcelona de antecipar a ida.
— O Santos manifestou interesse. Por precaução ficou fora da partida. Mas disto para finalizar o negócio, ainda corre um bom tempo. Tem que ajustar preço, garantias e a situação do jogador com o Santos. Não é um assunto concluído. Existe a consulta, mas tem que ser bom para o Grêmio e para o jogador. Tem que ser conciliado. Se isso tudo convergir, poderá acontecer — disse Romildo sobre Jailson, antes de falar sobre o interesse do Barça por Arthur:
— A posição do Grêmio é o contrato. O Barcelona tem uma opção, que já pagou para tê-la, e o Grêmio tem como a negociação para entregar o jogador em janeiro. Foi assim que ajustamos e assinamos. Não há nenhum fator novo que possa significar renegociação para desfazer o que avançamos. Esperamos que seja cumprido o que ajustamos. Isto dá direito ao Barcelona fazer ou não o exercício da preferência. Mas a entrega do jogador será em janeiro.
A projeção da direção do Grêmio é de manter a base atual do time titular. Mas caso algum destaque seja negociado, Romildo projetou que um reforço será buscado para suprir eventuais vendas.
— Estamos muito atentos. Um time do nível do Grêmio pode ser consultado. É absolutamente normal. Desejar faz parte. Também desejamos alguns. Vamos ter cuidado para manter nossa base. Se perdemos algum jogador, vamos trabalhar na reposição. Me assusta? Todos os clubes brasileiros precisam ficar. É natural que a gente sofra uma consulta. Se perdermos um jogador, saberemos repor.