Após a goleada sobre o Santos, o técnico Renato Portaluppi comemorou mais uma grande atuação do Grêmio. Satisfeito pela intensidade da equipe dentro de campo, Renato falou que a comissão técnica irá manter o nível de cobranças para garantir o nível atual de atuações do time. Confira o que mais Renato comentou:
Estilo do Grêmio
"É tudo trabalho de uma equipe. Sempre falo que fico muito satisfeito quando minha equipe joga desta forma, o brasil todo elogia o Grêmio. Não temos um time imbatível, temos uma equipe que vem jogando bem e temos treinado bastante para isso. No início do ano, falei que iriamos voltar a jogar aquele futebol maravilhoso do ano passado, acredito que estamos superando. A minha equipe é determinada, não deixa o adversário jogar e fica dentro do campo adversário criando bastante. Criamos muito contra o Atlético-PR, mas a bola não quis entrar. Temos esta maneira de jogar, não mudamos isso. Temos jogadores novos e experientes com uma movimentação intensa. Temos que continuar com os pés no chão, não vamos mudar pelos elogios. Vamos seguir buscando todas as competições".
Atuação do Maicon
"A gente sabe da qualidade do Maicon. Ano passado teve um problema, voltou em grande estilo. O Maicon tem 32 anos, mas temos o Arthur, um garoto de 21 ao lado dele. Eles se completam. O mais importante é o ritmo que estes dois jogadores dão ao time. Dou liberdade para se movimentarem. É a maneira do Grêmio de jogar. Estão encantando a todos. Foi a melhor partida do Maicon do ano, não só pelos dois gols marcados".
Goleadas e evolução da equipe
"Vejo as maiores equipes do mundo jogarem. Eles precisam apresentar algo mais? sim. Então o Grêmio também. Mesmo com as vitórias, temos que melhorar. As vitórias não escondem os erros. Estou aqui para observar e corrigir. Tentar erra o menos possível. Os jogadores estão enchendo os olhos de todo mundo. A equipe está dando conta do recado".
Manter este ritmo sem preservar jogadores na semana
"Aí entra o discurso que falo: não tem condições. Não dá para jogar a cada três dias nesta intensidade. Se jogar uma vez por semana, aí sim. O jogador está descansado. É difícil disputar duas competições, então imagina três. Quando poupo a equipe, ela entra em campo descansada e tem que dar o resultado que peço a eles. Se colocar a mesma equipe em campo sempre, vamos sentir dificuldades. De vez em quando temos que dar uma poupada. Estamos obtendo bons resultados desta forma. Estamos no caminho certo"
Rodízio de cobradores de faltas
"É definido entre treinador e jogadores. Temos excelentes cobrados, e que estão treinando muito bem. O Luan, Jael, Maicon e Arthur estão com bom aproveitamento. O adversário não sabe como vem a batida".
Elogios
"Conversei bastante com a diretoria e os jogadores. Falamos após a goleada. Dei os parabéns e alertei que temos que manter os pés no chão. A cada jogo serão cobrados. Precisam dar esta resposta a cada partida. è um grupo muito inteligente, de muita responsabilidade. Volto a dizer: não vamos comparar o Grêmio de hoje com o de outras épocas. Cada grupo teve o seu momento. Todos procuram honrar a camisa do Grêmio, isso é que o mais importante".
Ramiro desfalque no Gre-Nal
"em primeiro lugar, vamos comemorar a vitória e depois temos o jogo de quarta. Só vou pensa no Inter a partir de quinta. O Ramiro é muito disciplinado. Ia tirar ele, mas no momento que ia chamar o Alisson, o Léo Moura disse que estava muito cansado. O Jair colocou muita gente de velocidade, temi que o Léo pudesse sentir uma lesão. Disse que ia tirar o Ramiro para o Maicon, mas aí aconteceu. O Léo disse que não aguentava. Tirei o Léo, chamei o Ramiro e Maicon e disse par anão fazer nenhuma falta. Mas, infelizmente, o Ramiro fez a falta e levou o amarelo. Até o Gre-Nal, temos bons jogadores que irão dar conta do recado".
Até onde o torcedor pode sonhar?
"Estamos com o pé no chão aqui n clube. o que mais me alegra é ver o torcedor do Grêmio feliz. O torcedor está em lua de mel com o clube. Isso é o mais importante. Faz parte, o torcedor tem que aproveitar o momento do time. O torcedor pode falar. Gostamos de ver o nosso torcedor feliz. Dos portões para dentro, o discurso é outro".
Maior vitória da história sobre o Santos
"Este grupo está quebrando muitos recordes, espero que continue assim. Não corrermos atrás, fazemos as coisas naturalmente. Enfrentamos uma das melhores equipe do brasil hoje e nos comportamos muito bem durante os 90 minutos. É importante fazer gols, talvez dê uma posição melhor na tabela. Não deixo meu time ficar tocando a bola para colocar o adversário na roda. Tocamos a bola com o objetivo de buscar o gol. Quanto estava 5 a 1, chamei alguns jogadores para dizer que era para seguir tocando a bola em busca do sexto gol. Digo para nos colocarmos no lugar do adversário, que não gostaríamos".