A discussão sobre o calendário é algo que ultrapassa décadas e que parece não ter solução. Envolvido em quatro competições na temporada, sem falar nos dois jogos que valeram a conquista da Recopa Sul-Americana, o Grêmio é o clube brasileiro que mais tem escancarado essa questão nas duas últimas temporadas.
Se em 2017, o time comandado por Renato Portaluppi disputou 79 partidas ao longo do ano em que comemorou o tricampeonato da América, a previsão é que na atual temporada a marca chegue, a no mínimo, 69. Porém, esse número irá crescer de acordo com o desempenho da equipe, que já está classificada para as oitavas de final da Copa Libertadores da América e as quartas de final da Copa do Brasil e que ainda terá pela frente mais 33 rodadas do Campeonato Brasileiro. Se avançar às decisões dos torneios eliminatórios deverá realizar mais 10 confrontos, igualando os números do último ano e, podendo ultrapassá-los, caso repita a participação no Mundial de Clubes, o que daria 81 partidas em 12 meses.
Até o momento, o Grêmio participou de 31 jogos no ano, sendo que nas primeiras cinco rodadas do Campeonato Gaúcho colocou em campo um time formado por garotos da base e alguns reforços recém-chegados, como Alisson, Thonny Anderson e Paulo Miranda.
Na atual temporada, dos 31 jogadores que entraram em campo para atuar no Gauchão, Recopa, Libertadores, Copa do Brasil e Brasileirão, quem mais atuou foi Alisson. O ex-jogador do Cruzeiro esteve presente em 28 partida. Logo depois, surgem o lateral Cortez, com 23, e o atacante Éverton e o goleiro Marcelo Grohe, empatados com 22 atuações. A lista dos 10 que mais atuaram no ano é completada por: Kannemann (21), Jael (20), Pedro Geromel, Maicon, Ramiro e Luan (19).
O desgaste dos jogos, aliado às viagens tem sido apontado como fator de preocupação, já que o Grêmio ainda terá mais oito jogos até o próximo dia 13 de junho, quando o Campeonato Brasileiro será paralisado para a disputa da Copa do Mundo. Neste período, o time de Renato visitará as cidades de Curitiba, Fortaleza, Salvador e Recife.
Mas no futebol brasileiro existem três equipes, entre as da Série A, que entraram em campo mais vezes que o Grêmio no ano. Os 31 jogos do tricolor são superados pelos 34 do Ceará, 32 de Atlético Mineiro e Vitória. Destes, apenas os cearenses não entram em campo neste meio de semana. Já o Corinthians, que tem as mesmas 31 atuações, irá ultrapassar os gaúchos quando jogar diante do Deportivo Lara, na Venezuela, na quinta-feira (17).
Veja o ranking de jogos dos times da Série na temporada:
34 - Ceará
32 - Atlético-MG e Vitória
31 - Corinthians e Grêmio
29 - Atlético-PR, Palmeiras, São Paulo e Vasco
28 - Bahia
27 - Chapecoense, Flamengo e Fluminense
26 - Cruzeiro e Santos
25 - Botafogo
24 - Inter
20 - América-MG e Sport
19 - Paraná