O técnico Renato Portaluppi sempre fez questão de valorizar o seu grupo. Segundo ele, 30 jogadores são treinados e não apenas um time. E a hora de mostrar a qualidade deste elenco parece definitivamente ter chegado, com sete jogadores no departamento médico e o zagueiro Pedro Geromel convocado para a Seleção Brasileira.
Alisson, contra o Monagas, Éverton e Arthur, no Gre-Nal, foram as últimas baixas. Os três sofreram lesões musculares. Além deles, Jael (coxa direita), Hernane (região abdominal), Léo Moura (desconforto) e Paulo Miranda (clavícula esquerda) também estão entregues ao departamento médico do Grêmio.
Desta forma, Renato terá que rodar bastante o grupo de jogadores nas três competições que participa. No ano, o time já entrou em campo 31 vezes e de acordo com seu desempenho poderá chegar a impressionantes 81 partidas.
Com apresentação na Seleção Brasileira marcada para a próxima segunda-feira (21), o zagueiro Pedro Geromel diz que hora de lidar com essa situação.
- Infelizmente ninguém fica feliz com essa situação. A gente trabalha para evitar essas lesões, mas infelizmente aconteceram e agora a gente vai ter que lidar com elas da melhor maneira possível - afirmou o camisa 3 gremista.
Autor do primeiro gol diante do Monagas, o meia Ramiro acredita que todos estão preparados.
- A gente sabia que seria dessa forma durante o ano, em função de muitos jogos, com a possibilidade de convocação, suspensão por cartão, então o Renato vem falando a bastante tempo que nós jogadores temos que estar preparados para quando receber a oportunidade dar conta do recado - disse ele.
Já o goleiro Marcelo Grohe acredita que o grupo está pronto para manter o nível, apesar dos desfalques.
- Sem dúvida. A gente perdeu jogadores importantes né. Mas futebol é assim. Perde jogadores por lesão e surge oportunidade para outros que estão trabalhando, que estão esperando e ontem (contra o Monagas) não foi diferente e vai continuar sendo porque perdemos mais um jogador (Alisson) e é oportunidade para jogadores que estão trabalhando darem o seu melhor e poder nos ajudar e agora é hora de mostrar a força do grupo. A gente sempre falou que o Grêmio tem um grupo forte. Então é nesse momento que a gente vai mostrar a força de todo o grupo e vamos trabalhar forte aí para manter o mesmo nível do que aqueles que vinham jogando.
Na temporada, entre jogos do Gauchão, Recopa Sul-Americana, Copa do Brasil, Copa Libertadores e Campeonato Brasileiro, o Grêmio utilizou 31 jogadores de seu grupo principal.
Confira o número de atuações dos jogadores gremistas na temporada.
28 - Alisson
23 - Cortez
22 - Marcelo Grohe e Éverton
21 - Kannemann
20 - Jael
19 - Pedro Geromel, Maicon, Ramiro e Luan
18 - Cícero e Jaílson
17 - Madson
15 - Arthur e Thonny Anderson
14 - Léo Moura
13 - Lima
12 - Michel
10 - Maicosuel
9 - Bressan e Paulo Miranda
6 - Marcelo Oliveira, André e Pepê
5 - Paulo Victor e Thaciano
4 - Bruno Grassi, Leonardo Gomes e Hernane
2 - Vico
1 - Lucas Poletto