Além da taça do Gauchão, Renato Portaluppi deu o presente que a torcida do Grêmio mais esperava ontem. Após comandar a festa pela conquista do seu quarto título em menos de dois anos, o treinador anunciou que permaneceria no clube, rejeitando a investida do Flamengo.
Uma decisão que foi tornada publica após a festa do 37º Estadual conquistado, mas que já estava tomada antes mesmo da primeira partida contra o Brasil-Pel. Ao saber do interesse carioca, na semana passada, Renato procurou Romildo Bolzan na concentração do clube em Porto Alegre para uma conversa em particular, que teve mais de uma hora de duração.
Um pedido especial do presidente para permanecer, reforçando a sua importância, sensibilizou o técnico, que deu a garantia de que iria cumprir o seu contrato até dezembro de 2018, sem a necessidade de aumento ou reajuste.
Neste domingo, após a conquista do título, o treinador se enrolou em uma bandeira com o símbolo do Grêmio e foi jogado ao alto pelo seu grupo, de forma semelhante ao que ocorreu na conquista do tri da Libertadores na Argentina. Após a solenidade de entrega da taça e das medalhas, Renato cruzou o campo rumo ao vestiário tricolor. Minutos depois, realizou um pronunciamento para tornar público o acordo que tinha feito com Romildo Bolzan, o que mobilizou dezenas de jornalistas no gramado do Bento Freitas.
— Meu grupo e nossa torcida estão de parabéns. Em reconhecimento ao carinho que todos têm por mim, vou ficar. Agradeço o convite do Flamengo, mas vou continuar no Grêmio. Todos sabem do meu sonho de treinar o Flamengo e no futuro posso ter uma nova oportunidade. Mas, neste momento, estou muito bem no Grêmio - confirmou Renato, fazendo com que torcedores que estavam acompanhando a entrevista comemorassem sua permanência com socos no ar.
Tão logo concluiu sua fala, o treinador seguiu ao vestiário, onde foi recebido com o tradicional banho de gelo pelos jogadores, um ritual que ocorreu nos quatro títulos conquistados com Renato desde 2016. O treinador foi abraçado pelo centroavante Jael, que despejou uma garrafa de isotônico no chefe.
— Estamos muito contentes com a conquista e pela permanência dele - sorriu o goleiro Marcelo Grohe.
— O Renato nos ajudou muito, foi fundamental neste processo todo de reconquistas por parte do Grêmio. Ele pode nos ajudar a fazer este grupo mais campeão ainda.
— É algo ótimo para a gente, ficamos muito felizes com a decisão do Renato. Tem muita coisa boa pela frente, tenho certeza que vamos conquistar mais títulos - avaliou o lateral-direito Léo Moura, um dos destaques da decisão no Bento Freitas.
Enquanto Renato comemorava a taça no vestiário com seu grupo, o presidente Romildo Bolzan falava da importância da permanência do técnico, no mínimo, até o final do ano.
— O Renato é um dos melhores treinadores do futebol brasileiro, sul-americano e mundial. Sua capacidade de entender de futebol é muito grande, está na ponta de todos os processos técnicos. De fato, recebeu uma proposta do Flamengo, que foi avaliada por ele. No almoço de hoje (ontem), nos disse que ia ficar, e é um processo irreversível - saudou Bolzan.
O presidente do Grêmio também justificou a postura do técnico em não encerrar as especulações durante a semana:
— Um treinador como ele, ao ser contatado por outro clube, não pode recusar de pronto.
São poucos os técnicos com excelência que podem firmar contratos com bons salários no futebol brasileiro. Como ele vai receber a proposta e não vai analisar. Poderia ser mais vantajosa na parte financeira, mas ele tem um projeto aqui, está contente e decidiu ficar.
O vice de futebol Duda Kroeff, que foi o primeiro presidente a contratar Renato como treinador em 2010, também saudou o fico do técnico, destacando sua relação com os torcedores. Renato, cada vez mais, aumenta sua idolatria com os gremistas.
— É natural que outros clubes procurem o Renato. Havia algum temor pela possibilidade de ele sair. Mas a permanência dele foi uma grande notícia para esta torcida maravilhosa. Somos campeões gaúchos e o Renato fica. A principal razão é porque ele é amado no Grêmio e ama o Grêmio também - avaliou.
Com a confirmação da manutenção do técnico, o Grêmio ganha força para o sonho de conquistar a tríplice coroa nesta temporada. Com tantos títulos nos últimos anos, ninguém pode duvidar que Renato dê mais este presente para a torcida.