Somente neste domingo Renato bateu o martelo sobre a sua permanência no Grêmio. Depois da oficialização do interesse do Flamengo, ele procurou o presidente Romildo Bolzan na concentração em Pelotas, no hotel Jacques Georges Tower, e pediu para conversar. O encontro foi logo depois do almoço, antes da palestra.
O bate-papo foi rápido, Renato apenas comunicou que foi procurado pelo Flamengo, mas que independentemente de qualquer coisa, vai cumprir o contrato e deseja ficar no clube. Com a equipe carioca, ele nem chegou a abrir negociação, apenas agradeceu o contato e disse que em uma outra situação, talvez em 2019, possa aceitar o convite. Mas agora seria impossível. Renato participou de toda a montagem do projeto de 2018 na Arena. E mais do que isso, acredita muito que este grupo vai conquistar mais um título no segundo semestre, o que seria o terceiro do ano.
Após o encontro, eles trocaram um abraço e o técnico seguiu para a palestra em uma sala reservada do hotel. Depois do jogo, e do segundo título do ano, Renato comunicou oficialmente no seu aguardado pronunciamento para a imprensa a permanência. Se para todos, o momento era de expectativa, a direção já tinha a segurança da sequência do trabalho. A relação é tão boa, que o empresário Gerson Oldenburg viajou para Pelotas com integrantes do Conselho de Administração.
No trajeto, até trataram do assunto com bom humor. A postura do representante do técnico sempre foi muito elogiada, pela habilidade na condução das negociações de renovações de contrato. Agora, a próxima tarefa de Gerson será acertar, com os dirigentes, os detalhes do ambicioso projeto de marketing, com produtos específicos e linha própria do técnico nas lojas do Grêmio. Já Renato viaja nesta segunda-feira para o Rio de Janeiro. Vai descansar e comemorar mais um título. Volta na quarta-feira para preparar o time para o início do Campeonato Brasileiro.