O apoteótico retorno dos jogadores do Grêmio para casa teve o seu ponto alto no gramado da Arena às 13h desta quinta-feira (30). Já no caminho para o estádio, quem comandava a festa de cima do trio elétrico era o atacante Luan, autor de um dos gols da vitória sobre o Lanús, na Argentina, e eleito melhor jogador da Libertadores. Renato Portaluppi, por sua vez, tinha a função de erguer a taça de tricampeão da América.
As funções seguiram as mesmas na chegada à Arena, onde cerca de 20 mil gremistas aguardavam a delegação, que chegou do aeroporto e ainda percorreu as ruas de Porto Alegre.
Um a um, os jogadores deixaram o vestiário e foram ovacionados pela torcida. A começar pelo presidente Romildo Bolzan, que disse estar otimista com o Mundial em Abu Dhabi:
— Tenho o pressentimento que vamos fazer o crime lá — disse o dirigente em meio à festa.
Com o microfone em punho, Luan entoava os cânticos da geral. E reforçou uma corneta que virou mantra desta conquista:
— Um minuto de silêncio. Shhhhhh — pedindo silêncio à massa tricolor. — Para o Inter que está morto — completava, ao lado de Edilson, Bressan e Ramiro.
O zagueiro, aliás, se emocionou muitas vezes. Titular por conta da suspensão de Kannemann, Bressan não conteve as lágrimas ao ver a Arena chamar pelo seu nome no início da tarde desta quinta-feira. Abraçou o pai e agradeceu as pessoas que ficaram ao seu lado "nos momentos mais difíceis".
Renato Portaluppi, porém, teve uma comemoração tímida. Chegou a caminhar até o gramado, mas voltou ao vestiário, onde atendeu alguns jornalistas. Depois, rumou ao aeroporto Salgado Filho, onde embarcou para o Rio de Janeiro.
Assim como o treiandor, Arthur foi um pouco mais contido do que seus companheiros. Isso porque o volante deixou o gramado do La Fortaleza com dores no tornozelo esquerdo e deve ser reavaliado para o Mundial. Na chegada à Arena com a taça, passou pelo gramado, mas carregava uma expressão de dor e mancava.
A partir de agora, tudo é Mundial para o Grêmio. No que depender dos pressentimentos do presidente, mais uma taça deve estar a caminho da Arena.