Apesar de ser considerado um clube de bairro na Argentina, a torcida do Lanús prepara uma "invasão" de Porto Alegre do mesmo porte de grandes torcidas sul-americanas. De carro, ônibus e até aviões fretados, cerca de 4 mil torcedores argentinos ingressarão no Rio Grande do Sul entre a noite desta segunda (20) e a tarde de quarta (22), para assistir ao jogo contra o Grêmio, na Arena, pela final da Copa Libertadores.
– Vou de carro com meu filho e mais dois amigos. Vamos sair de Lanús às 23h desta segunda (20), ingressaremos no Brasil pelo Uruguai e devemos chegar na terça, por volta das 10h da manhã. Nossa ideia é ainda conhecer as praias do litoral gaúcho antes do jogo – conta Federico Martínez, 42 anos, um dos torcedores grenás que estará na Arena no jogo da quarta, às 21h45min.
Os 4 mil ingressos colocados à venda para a torcida do Lanús estão esgotados. Segundo a direção do Lanús, na terça (20), às 19h (horário de Brasília), partirá do Estádio La Fortaleza um comboio com 40 ônibus e cerca de cem automóveis carregados de torcedores. Eles chegarão a Porto Alegre ao final da manhã do dia do jogo.
– O sentimento desse jogo para nós é muito especial, pois sempre fomos chamados de um clube pequeno, um clube de bairro. Sei que o Grêmio é um clube grande, com muita torcida, mas a sensação desta final para nós é inexplicável. Na minha vida, se eu tinha um sonho, era viver esse momento – completa Martínez.
Segundo o departamento de comunicação do Lanús, além dos argentinos que viajarão por via terrestre, há dezenas de fãs mais abonados que embarcarão em pequenos aviões fretados, viabilizados por torcedores do Lanús que trabalham em agências de turismo.
Para a torcida que não conseguiu ingresso ou não conseguiu se organizar para viajar a Porto Alegre, a intendência do município de Lanús anuncia que haverá telões em dois locais estratégicos: na Praça Auyero, próxima ao estádio La Fortaleza, e na Praça Belgrano, região central da cidade.
Ao que indicam os movimentos dos fãs do Lanús, o slogan "o maior clube de bairro do mundo" está sendo honrado na mobilização da sua torcida para a grande decisão.