O foco na Libertadores, os frequentes desfalques por lesão e a saída de Pedro Rocha tiraram o Grêmio dos trilhos no Brasileirão. Antes um vice-líder relativamente confortável e principal concorrente do Corinthians ao título nacional, o time de Renato Portaluppi viu o seu aproveitamento cair para menos da metade no segundo turno — um percentual de pontos conquistados em nível de rebaixamento. Como resultado, um quarto lugar e a incerteza da vaga direta na fase de grupos da Libertadores em 2018 — ainda que o objetivo seja conquistá-la como atual campeão da América, e não via Brasileirão.
O Grêmio fechou o primeiro turno com 39 pontos em 19 jogos, oito pontos atrás do Corinthians e quatro à frente do Santos. O aproveitamento era de sólidos 68,42%, com 35 gols marcados — melhor ataque — e 18 gols sofridos, um saldo de 17. Foram 12 vitórias, três empates e quatro derrotas.
No segundo turno, os resultados caíram drasticamente. Em oito jogos, foram apenas sete pontos ganhos — duas vitórias, um empate e cinco derrotas. O aproveitamento é de apenas 29,17%, com seis gols feitos e cinco sofridos. É a quarta pior campanha do returno, à frente apenas de Fluminense, Coritiba e Sport.
Como resultado, o Grêmio caiu para o quarto lugar na tabela — 12 pontos atrás do Corinthians e um a menos do que Santos e Palmeiras. A diferença para o Palmeiras, quinto colocado e que se classificaria para as fases preliminares da Libertadores, é de três pontos. Além do Grêmio, só Fluminense e Sport perderam quatro dos seus últimos cinco jogos — cariocas e pernambucanos estão no limite entre a salvação e a zona de rebaixamento.
Na sequência, o Grêmio fará dois jogos consecutivos — e três dos próximos quatro — fora de casa. Além disso, o próximo jogo na Arena, contra o Palmeiras, é apenas três dias antes do duelo de ida contra o Barcelona de Guayaquil, no Equador — ou seja, há uma chance real de que os titulares sejam poupados. De acordo com o site Infobola, do matemático Tristão Garcia, as chances de o Grêmio conquistar o Brasileirão são de 2%, assim como Cruzeiro e Palmeiras. O Corinthians tem 90%, seguido por 4% de chances do Santos.
Confrontos do Grêmio até o fim do Brasileirão: Coritiba (F), Corinthians (F), Palmeiras (C), Avaí (F), Flamengo (C), Ponte Preta (F), Vitória (C), São Paulo (C), Santos (F), Atlético-GO (C) e Atlético-MG (F).
Resultados do Grêmio no segundo turno
Botafogo 1x0 Grêmio
Grêmio 0x0 Atlético-PR
Grêmio 5x0 Sport
Vasco 1x0 Grêmio
Grêmio 0x1 Chapecoense
Bahia 1x0 Grêmio
Grêmio 1x0 Fluminense
Grêmio 0x1 Cruzeiro