A noite de delírio da torcida do Grêmio, que se iniciou com a goleada por 3 a 0 sobre o Barcelona-EQU, no Equador, só acabou ao meio-dia desta quinta-feira (26), em Porto Alegre. Foi quando a delegação desembarcou na Capital com a festa de ao menos 300 pessoas no Aeroporto Salgado Filho.
Como de costume, após o desembarque, a delegação realizou os trâmites de imigração e, por determinação da Infraero, deixou o aeroporto pelo portão 3, anexo ao terminal 2. Quando chegou ao local, antes de embarcar no ônibus que os levaria até a Arena, os jogadores puderam ver uma massa azul empoleirada num alambrado, que se agitou com bandeiras tricolores, fogos de artifício e cânticos, como se fosse dia de jogo na Arena.
Liderados pelo técnico Renato, os jogadores aplaudiram a festa, em reverência aos torcedores. Ao deixar o portão 3, o ônibus teve alguma dificuldade para passar entre os torcedores, que não se cansavam de pular e festejar o resultado obtido em Guayaquil.
Após o retorno a Porto Alegre, o grupo de jogadores terá o dia de folga. A reapresentação ocorrerá na tarde de sexta-feira, 16h, no CT Luiz Carvalho. Será quando o técnico Renato começará a preparação para o jogo com o Avaí, domingo, 19h, na Ressacada, em Florianópolis, pelo Brasileirão. Certamente será utilizado time reserva, em preservação dos titulares para o jogo de volta com o Barcelona-EQU, na Arena, na próxima quarta-feira.
Para se garantir vaga na final da Libertadores no jogo de volta, o Grêmio pode até perder por dois gols de diferença. A decisão somente ocorrerá por pênaltis se o Barcelona devolver os 3 a 0 na Arena. O time equatoriano avançará para a decisão com vitória por quatro gols de diferença ou por três, desde que marque ao menos quatro vezes (4 a 1 ou 5 a 2, por exemplo).