O Grêmio decidirá fora de casa as quartas de final da Copa do Brasil. Contra o Atlético-PR, adversário sorteado pela CBF, o primeiro confronto ocorrerá na Arena e o jogo de volta será na Arena da Baixada, em Curitiba.
Quatro datas foram reservadas no calendário do futebol brasileiro para os jogos das quartas de final: ida em 28 de junho ou 4 de julho, e partidas de volta nos dias 26 de julho ou 9 de agosto.
Leia mais:
Grêmio enfrentará Atlético-PR nas quartas de final da Copa do Brasil
Grêmio aposta em boa fase para eliminar o Atlético-PR
Para o diretor de futebol do Grêmio, Saul Berdichevski, decidir fora de casa é tão complicado quanto na Arena. E lembra o exemplo do ano passado, em que eliminou os paranaenses nos pênaltis após ganhar em Curitiba e perder em casa.
– Decidir em casa é complicado também, depende do resultado. Ano passado, ganhamos por 1 a 0 lá e perdemos aqui, classificando nos pênaltis. Mas nosso momento é tão bom que nos dá esperança de que poderemos fazer um bom resultado aqui e jogar com o regulamento no Paraná – observou Berdichevski em entrevista à Rádio Gaúcha.
O diretor de futebol também falou sobre o planejamento feito pelo clube para que o time pudesse atingir um dos melhores desempenhos do país em 2017:
– Não tem time no Brasil tão encaixado quanto o Grêmio. Existem equipes com grandes grupos, como Atlético-MG e Palmeiras, mas que não estão funcionando tão bem. O segredo é continuidade e planejamento. Começamos no ano passado, mantivemos a comissão permanente, o grupo de jogadores e agregamos valores.
As datas serão anunciadas pela CBF como prováveis. A entidade terá reunião com a Conmebol em 14 de junho, dia do sorteio das oitavas da Libertadores, antes de confirmar quando ocorrerão os confrontos da Copa do Brasil.
Caso elimine o Atlético-PR, o Grêmio enfrentará o vencedor de Palmeiras x Cruzeiro na semifinal. No outro lado do chaveamento estão os confrontos Botafogo x Atlético-MG e Flamengo x Santos.
Confrontos recentes entre Grêmio e Atlético-PR
No ano passado, abrindo a campanha do penta, o Grêmio enfrentou o Atlético-PR nas oitavas de final. No jogo de ida, venceu em Curitiba por 1 a 0, com gol de Bolaños, ainda sob o comando de Roger Machado.
Na partida de volta, na Arena, na partida que marcou a estreia do técnico Renato Portaluppi, o time gaúcho foi derrotado por 1 a 0, gol de André Lima. Mas, nos pênaltis, com direito a cobrança perdida pelo goleiro Weverton, o Grêmio avançou, vencendo por 4 a 3.
Outro confronto recente entre as equipes ocorreu na Copa do Brasil 2013. Na ocasião, o Grêmio também era treinado por Renato. Mas, na semifinal, quem levou a melhor foi o Atlético-PR. No jogo de ida, em Curitiba, os paranaenses venceram por 1 a 0. Na volta, empate em 0 a 0 na Arena que eliminou o Grêmio.
Neste ano, o Grêmio venceu o time paranaense na Arena da Baixada, na segunda rodada do Brasileirão, por 2 a 0, gols de Luan e Lucas Barrios.
Os duelos das quartas de final da Copa do Brasil
Grêmio x Atlético-PR
Palmeiras x Cruzeiro
Botafogo x Atlético-MG
Flamengo x Santos
ZHESPORTES