O Grêmio conquistou a 34ª edição do Encontro de Futebol Infantil Pan-Americano (EFIPAN), em Alegrete, na Fronteira Oeste. Na noite desta segunda-feira, os meninos do sub-13 derrotaram o Defensor -URU nos pênaltis por 4 a 2, após empate sem gols no tempo regulamentar.
O destaque ficou por conta do goleiro Douglas. Ele entrou no final da partida e pegou duas penalidades cobradas pelos uruguaios. Com este resultado, o Tricolor conquistou o Efipan pela quarta vez, repetindo 1985, 2006 e 2010.
Apoiado por aproximadamente 4 mil torcedores que compareceram ao Estádio Municipal Farroupilha, em Alegrete, o Tricolor partiu pra cima do adversário e criou pelo menos três boas oportunidades para abrir o marcador no primeiro tempo. Na etapa final, o Defensor voltou mais organizado e chegou a levar muito perigo ao gol do goleiro Vinícius.
Nas penalidades, o Grêmio cobrou as cinco e desperdiçou apenas uma delas. O goleiro Douglas, que entrou em campo apenas para as cobranças, fez duas defesas e garantiu o título.
Na comemoração, o técnico Cesar Lopes não escondeu a emoção:
- Esse grupo fez por merecer. Estou com eles desde os dez anos e me considero um irmão mais velho. Esse título é o resultado de um esforço e de uma dedicação. Estes meninos ficaram 20 dias concentrados, apenas pensando nesta conquista. Claro que as vitórias são importantes, mas meu sonho é, um dia, vê-los com a camisa do Grêmio jogando na Arena - comemorou.
Após o título, os meninos desfilaram pelas ruas de Alegrete no caminhão do corpo de bombeiros.
Mais cedo, o Inter ficou com o terceiro lugar, vencendo o Santos, também nos pênaltis.
Pratas da Dupla
Grêmio vence o Defensor-URU e conquista o 34º Efipan, em Alegrete
Tricolor bateu os uruguaios na cobrança de pênaltis, Inter ficou em terceiro
GZH faz parte do The Trust Project