Mais uma vez o Grupo RBS estará ao lado do futebol gaúcho. Em parceria com a Globo, a empresa gaúcha acertou a compra dos direitos de transmissão das próximas três edições do campeonato regional junto à Brax e a Federação Gaúcha de Futebol (FGF). As emoções do torneio em 2025, 2026 e 2027 serão acompanhadas em detalhes na RBS TV, SporTV, Premiere, ge.globo/rs e GZH. A temporada do ano que vem ainda não tem data anunciada para começar.
Ao longo dos próximos três anos, o torcedor poderá colar o olho na RBS TV e colocar o ouvido na Rádio Gaúcha para ficar por dentro de tudo que acontecerá em campo. Ainda há o grande volume de matérias da editoria de Esportes de Zero Hora e seus colunistas esportivos, assim como no ge.globo/rs. As duas plataformas digitais transmitirão ao vivo, com imagens, alguns dos jogos das próximas temporadas da competição. A cobertura também poderá ser acompanhada nos canais SporTV e Premiere.
— O Esporte da RBS se propõe a fortalecer a cada ano a relação identitária com a nossa comunidade por meio do nosso Estadual. É o compromisso do Grupo RBS de valorizar a sociedade local por meio das histórias que surgem dentro e fora dos gramados e impactam os gaúchos e as gaúchas. Isso nos traz uma responsabilidade imensa de produzir conteúdos relevantes, capazes de criar experiência diferenciadas para o nosso público e fazer com que o torcedor gaúcho se sinta imerso na vivência do Gauchão — enfatiza Tiago Cirqueira, gerente-executivo de Esportes do Grupo RBS.
O envolvimento dos gaúchos com o torneio é o que faz o Grupo RBS distribuir conteúdos relevantes sobre o Gauchão em todas as suas plataformas. A cobertura da RBS TV impacta quase 7 milhões de gaúchos. A Rádio Gaúcha, com a Rede Gaúcha e seus canais digitais, conta as emoções do Estadual para os gaúchos em qualquer parte do mundo.
O Gauchão 2025 terá uma nova fórmula. Os clubes estão divididos em três grupos de quatro, com os jogos contra os componentes das outras chaves. Os três primeiros colocados de cada grupo, mais o melhor segundo lugar, vão às semifinais.
Também haverá minitorneios para definição dos classificados à Série D e à Copa do Brasil, além de um "quadrangular da morte" para definir os dois rebaixados.
A Federação Gaúcha de futebol ainda não divulgou a tabela de jogos. Ela deverá ser conhecida nos próximos dias. A tendência é de que o Gauchão comece em 22 de janeiro, com o segundo jogo da final em 16 de março. As datas ainda não foram oficializadas pela FGF.
O Grupo A tem Grêmio, São José, Guarany e Avenida. O Grupo B conta com Inter, Caxias, Pelotas e Ypiranga. E o Grupo C tem Juventude, Monsoon, Brasil-Pel e São Luiz.
O regulamento
Cada equipe disputará oito partidas na primeira fase. Os adversários serão os integrantes das outras chaves. Equipes do mesmo grupo não se enfrentam.
Os primeiros colocados de cada chave, mais o melhor segundo lugar, disputarão as semifinais. Os vencedores vão à final.
Entre o quinto e o oitavo colocados da primeira fase será disputado um torneio para a definição dos representantes gaúchos na Copa do Brasil e Série D. A quantidade de vagas dependerá dos classificados às semifinais.
Quem terminar entre a 9ª e a 12ª colocação disputará o "torneio da morte". Ele definirá os rebaixados para a Segundona, em jogos de ida e volta.