O formato do Gauchão 2025 pode ser replicado nas edições subsequentes da competição. O novo regulamento permitiu que as datas ocupadas fossem reduzidas de 16 para 12. Diversas peculiaridades do calendário do futebol mundial indicam que a manutenção da fórmula seja repetida.
A mudança para o próximo ano se dá em função do Mundial de Clubes. Para a disputa do evento organizado pela Fifa, o Brasileirão parará por quase um mês, entre 15 de junho e 13 de julho. A consequência é a redução e antecipação dos estaduais, além de um término mais tardio da principal competição do país.
O Brasileirão tem previsão de ter a última rodada em 21 de dezembro. A data pode adiar o início dos regionais de 2026 para que os clubes da Série A possam dar o período de férias a seus jogadores. O ano também será de Copa do Mundo. A provável consequência é que os estaduais comecem mais tarde, abrindo a possibilidade de ocupar menos espaço no calendário.
Em 2027, o Brasil sediará a Copa do Mundo feminina, com a utilização de estádios de clubes da Série A. No ano seguinte, será a vez de a Copa América ocupar o calendário. Então chegamos a 2029, quando volta a ser disputado o Mundial de Clubes da Fifa.
— Nós vamos tratar quase que ano a ano. Em 2026 vai ser muito complicado, se nós entendermos que a temporada do futebol brasileiro vai terminar em 21 de dezembro. Acabamos de montar o (calendário) de 2025 e eu já estou pensando no de 2026. Então, talvez seja uma maneira que nós possamos seguir com o formato. Mas, nós vamos ter que ver ano a ano. Inclusive, a quantidade de datas, o período de datas que a CBF vai nos colocar e vai nos disponibilizar ano a ano através do seu calendário anual do futebol brasileiro — explica Luciano Hocsman, presidente da Federação Gaúcha de Futebol.
Nesta sexta (22), foram definidos o formato e os grupos do Gauchão 2025. Serão três grupos com quatro equipes, com os integrantes de cada chave jogando contra os das outras duas.
Os três primeiros colocados de cada grupo mais o melhor segundo colocado avançam para as semifinais.