A última rodada da fase classificatória do Gauchão promete grandes emoções para os clubes que ainda almejam algo na competição estadual. Assim, restam: uma vaga às quartas e um lugar na Divisão de Acesso da próxima temporada. As duas são disputadas pelos mesmos quatro clubes: São Luiz, Novo Hamburgo, Ypiranga e Avenida.
O time de Santa Cruz, para se classificar, precisa ganhar e contar com os tropeços de Novo Hamburgo, São Luiz e Ypiranga. Para não cair, o Avenida é o único que não depende de si. Tem que vencer e torcer por um resultado paralelo.
O time tem apenas uma dúvida pro jogo de sábado. É o zagueiro Dadalt, que está passando por avaliação do departamento médico do clube depois de sentir um desconforto muscular. De resto, o técnico deve repetir a escalação que perdeu para o Caxias na última rodada. Ruan Carneiro, Celsinho, Rafael Goiano, Dadalt (Jessé Costa) e Alan Cardoso; Jhonata Lima, Bruno Camilo e Chicão; Maikon Aquino, Hélio Paraíba e Bruninho.
Mesmo na 11ª posição, com oito pontos, e com risco de queda, a torcida do Periquito tem procurado apoiar a equipe. Por isso, os ingressos antecipados para o confronto contra o São José, no sábado (2), às 16h30min, saem por R$ 30. No dia da partida, sobem para R$ 60.
O time começou sua preparação para a última rodada na segunda, com treinamento na parte da tarde. A partir de quarta, trabalha em um turno e, na tarde de sexta, começa seu período de concentração para o confronto decisivo.