A fase classificatória do Gauchão vai se encaminhando para o final. A 10ª rodada do Estadual pode encaminhar classificações às semifinais e decretar rebaixamentos à Divisão de Acesso.
Com seis pontos em disputa, sete equipes ainda brigam por duas vagas nas semifinais — Grêmio e Inter já confirmaram classificação. Na outra ponta do campeonato, sete clubes ainda correm risco de rebaixamento para a segunda divisão (do Juventude, sexto, até o Aimoré, lanterna, todos podem ser rebaixados).
Quem serão os dois clubes que acompanharão a Dupla nas semifinais? E quem serão os dois rebaixados? Estas duas perguntas poderão ser respondidas ao final da 10ª rodada. Mas é mais provável que alguma definição só ocorra na 11º e última rodada da primeira fase. Grêmio e Inter, que duelarão no domingo, na Arena, têm a vida mais tranquila.
Os demais ainda não podem relaxar. Confira o cenário:
Grêmio
Tricolor já garantiu a ponta na primeira fase. No clássico, pode ampliar, manter ou perder gordura sobre o rival, o que é importante para mando numa eventual final.
Inter
Colorado é o vice, mas pode perder a posição para o Ypiranga ao final da rodada.
Brasil de Pelotas
É o sétimo, com 10 pontos, e tem chance de se aproximar da zona de classificação às semifinais (pode ficar a um ponto do Caxias, quarto) e garantir matematicamente a permanência na Série A do Gauchão. Caso tropece, dá adeus à semifinal e ficará no alvo do Z-2, ainda que com risco pequeno de queda.
São Luiz
A equipe de Ijuí é décima, a primeira fora do Z-2. Caso vença o Xavante no Bento Freitas, e Esportivo e Aimoré percam na 10ª rodada, também assegura a vaga na Primeira Divisão sem depender do último compromisso.
Caxias
Está em quarto, três pontos a menos do que o adversário do próximo sábado. O time da Serra pode sair da zona de classificação caso perca. Se vencer, segue no G-4 e pode carimbar a vaga dependendo de jogos paralelos.
Ypiranga
O Ypiranga, caso vença, confirma a vaga nas semifinais, pois abrirá cinco pontos ou mais do quinto colocado. Se perder, pode precisar de um ponto contra o Grêmio na rodada final.
São José
O time do Passo da Areia está em quinto, com 12 pontos. Vencendo, o Zeca pode entrar no G-4, dependendo do resultado da partida do Caxias.
Avenida
Olha para as duas pontas. Se ganhar, sonha com o G-4 (precisa secar quatro rivais). Se não vencer, pode correr risco de queda na rodada final.
Esportivo
A equipe de Bento Gonçalves ocupa a 11ª posição. Uma vitória poderia marcar a saída do Z-2, bastando derrota do São Luiz. Um derrota, porém, pode determinar a queda antes da última rodada.
Juventude
É sexto, mas pode entrar no G-4, mas para isso precisa torcer para empate ou derrota do Avenida e derrota do Caxias. Um tropeço acaba com a chance de classificação, deixando para a última rodada, a depender dos resultados paralelos, a tensão para se manter na elite.
Aimoré
O time de São Léo é o lanterna. Caso o Aimoré vença, pode sair do Z-2 (precisa de derrota do São Luiz e tropeço do Esportivo). A derrota pode significar o rebaixamento matemático.
Novo Hamburgo
O Noia pode pular para sexto lugar se tiver bons resultados paralelos. Se perder, contudo, pode cair para o Z-2 e não depender de si na rodada final.