A nona rodada do Gauchão 2023 terminou nesta terça-feira (28). Nos seis jogos realizados, foram 19 gols marcados: duas vitórias de mandantes, duas de visitantes e dois empates.
Com os resultados, o Grêmio se manteve líder, com 25 pontos, e tem seis pontos de vantagem sobre o Inter, vice com 19. Ainda no G-4 estão Ypiranga, terceiro com 17 pontos, e o Caxias, em quarto, com 14.
Na parte baixa da tabela, os rebaixados no momento seriam Esportivo, em 11º com seis pontos, e o Aimoré, que é o lanterna da competição com somente quatro pontos somados.
O Grêmio goleou o Novo Hamburgo por 6 a 1 na Arena, na sexta-feira passada, em Porto Alegre. Os gols do Tricolor foram marcados por Vina, Kannemann, Cristaldo, Bitello, Bruno Alves e Luis Suárez. Com o resultado, o time de Renato Portaluppi garantiu a liderança do Gauchão na primeira fase.
Brasil de Pelotas 1x1 Avenida
Também na sexta, o Xavante saiu na frente do Avenida no Bento Freitas, mas sofreu o gol três minutos depois e chegou ao quarto empate no Gauchão. Os gols da partida foram marcados por Da Silva e Carlos Henrique. Da Silva teve a chance de dar a vitória ao Brasil de Pelotas no último lance, porém, desperdiçou a cobrança de pênalti.
No sábado, o Inter venceu mais uma no Gauchão. O time colorado bateu o Aimoré por 2 a 0 no Estádio Cristo Rei, em São Leopoldo. Os gols da vitória foram marcados por Pedro Henrique e Mauricio. Esta foi a quinta vitória do time de Mano Menezes no Estadual.
São José 1x0 São Luiz
Na segunda-feira, o São José conquistou sua primeira vitória em casa na competição. Com gol do atacante Thiago Santos, no segundo tempo, o Zeca fez 1 a 0 no São Luiz e segue na briga por uma vaga no G-4. O time de Ijuí, por outro lado, acumulou a quarta derrota na competição.
Com o Caxias dominante no primeiro tempo e o Juventude reagindo na segunda etapa, o clássico Ca-Ju 287 acabou empatado em 2 a 2, na noite de segunda-feira (27), no estádio Centenário. Dirceu e Eron, de pênalti, marcaram os dois gols da equipe grená. David da Hora saiu do banco para fazer os dois do time alviverde. Com o resultado, o time grená segue no G-4, com 14 pontos, enquanto o Ju ficou em sexto, com 11.
Depois de um primeiro tempo equilibrado, o Ypiranga conseguiu superar o Esportivo com tranquilidade na segunda etapa, manteve a terceira colocação e está muito próximo de confirmar um lugar entre os semifinalistas do Gauchão. Os gols do Canarinho foram marcados por Bruno Baio, Erick Farias e William Barbio. Com a derrota, o Esportivo segue na zona do rebaixamento.