O Gre-Nal 438 deste domingo (5), na Arena, será marcado por estreias. Depois de quase um ano sem clássico, Grêmio e Inter devem ter até mais da metade de seus jogadores atuando pela primeira vez no maior jogo do Estado. Esse número ainda pode variar diante das dúvidas que Renato Portaluppi e Mano Menezes procurarão manter até horas antes de a bola rolar.
No caso do mandante Grêmio, a reformulação feita no elenco após o acesso para a Série A tem na escalação provável para domingo apenas três nomes certos que já atuaram em Gre-Nal: os zagueiros Bruno Alves e Kannemann e o meio-campista Bitello.
Com sequência como titular no gol, Adriel, se confirmado na equipe, irá fazer no domingo seu primeiro clássico como profissional. O lateral-esquerdo Reinaldo, o volante Pepê, o meia Cristaldo e estrela do time, o centroavante Suárez, também terão sua primeira experiência contra o Inter vestindo a camisa do Grêmio.
A lista ainda pode ser engrossada na lateral direita. Tanto João Pedro quanto Fábio são novatos no clássico. A opção a eles seria a improvisação de Thaciano, isso sim já um velho conhecido no Gre-Nal. No meio-campo, Villasanti, com experiência em clássicos, disputa vaga com Carballo, outro novato. Ferreira e Vina também travam uma disputa por lugar na equipe entre um já experiente e um novato.
Entre as dúvidas, o Tricolor pode ter uma escalação com oito estreantes no domingo. Por exemplo, se Renato mandar a campo time com: Adriel; João Pedro (Fábio), Bruno Alves, Kannemann, Reinaldo; Carballo, Pepê; Bitello, Cristaldo, Vina; Suárez.
Inter renovado
A reformulação feita pelo Grêmio no começo deste ano teve algo parecido no Inter ao longo da última temporada. Jogadores atualmente importantes no elenco de Mano Menezes chegaram depois do Gauchão, onde houve o último jogo entre os rivais.
Assim, titulares absolutos do Inter, como o zagueiro Vitão, o lateral-esquerdo Renê, o meio-campista De Pena e os atacantes Wanderson e Pedro Henrique enfrentarão o Tricolor pela primeira vez vestindo vermelho. Formado na base colorada, o goleiro Keiller também ainda não disputou nenhum Gre-Nal nos profissionais.
Dos titulares certos na equipe, o lateral Bustos e os meias Alan Patrick e Mauricio já jogaram Gre-Nais. Na zaga há dúvida no companheiro de Vitão, mas tanto Mercado quanto Moledo conhecem o clássico. No meio-campo, Johnny tem experiencia em Gre-Nal, mas não tem escalação confirmada. Quem disputa vaga com ele é Baralhas, que seria outro estreante.
Se optar por Baralhas, Mano Menezes mandará a campo um time com sete estreantes. A equipe teria: Keiller; Bustos, Vitão, Mercado (ou Moledo), Renê; Baralhas, De Pena; Mauricio, Alan Patrick, Wanderson; Pedro Henrique.
Quem não jogou Gre-Nal
Grêmio
- Prováveis titulares: Adriel, João Pedro, Reinaldo, Carballo, Pepê, Cristaldo e Suárez
- Podem começar: Vina e Fábio
Inter
- Prováveis titulares: Keiller, Vitão, Renê, De Pena, Wanderson e Pedro Henrique
- Pode começar: Baralhas