O fim de semana será de duelos decisivos pelo Gauchão. A dupla Gre-Nal entra em campo em busca de recuperação após as eliminações precoces na Copa do Brasil. O Grêmio visita o Novo Hamburgo, no sábado (5), enquanto o Inter recebe o Aimoré, no domingo (6).
O líder Ypiranga pode garantir classificação matemática à próxima fase nesta rodada. Tricolor e Novo Hamburgo também entram em campo com esta possibilidade. Na parte debaixo da tabela, o Guarany-Ba pode ter o rebaixamento decretado.
Veja os detalhes das partidas:
Novo Hamburgo x Grêmio
Após dar adeus à Copa do Brasil, o técnico Roger Machado busca uma vitória para melhorar o ambiente antes do Gre-Nal 435. Vice-líder, mesmo com um jogo a menos, o Grêmio pode garantir classificação matemática às semifinais. No lado do Novo Hamburgo, que também tem chance de confirmar a vaga, o atacante Bustamente, suspenso, é desfalque.
- Data: 5/3 (sábado)
- Horário: 16h30min
- Local: Estádio do Vale, em Novo Hamburgo
- Arbitragem: Jean Pierre Lima, auxiliado por Lucio Flor e Gustavo Schier
- Transmissão: RBS TV, SporTV e Premiere
Ypiranga x Caxias
Dono da melhor campanha no Estadual, o Ypiranga não perde há sete partidas. A única derrota foi na segunda rodada, diante do Novo Hamburgo. Além do melhor ataque, junto do Grêmio, com 15 gols marcados, e da melhor defesa, com apenas seis gols sofridos, o time de Erechim pode assegurar a classificação antecipada mesmo com um empate. No Caxias, a aposta é no retrospecto recente contra o adversário. A equipe da Serra não perde para o rival desde 2015. Erick e Yan Victor brigam pela vaga de Rafael Dumas, expulso no Ca-Ju.
- Data: 5/3 (sábado)
- Horário: 19h
- Local: Colosso da Lagoa, em Erechim
- Arbitragem: Lucas Horn, auxiliado por Michael Stanislau e Mateus Rocha
- Transmissão: ge.globo/rs
União-FW x São José
Confronto decisivo na luta contra o rebaixamento. O time mandante coloca fé na força do fator local, onde ainda não foi derrotado. Até o momento, foram duas vitórias, contra Grêmio e Juventude, e dois empates, com Brasil-Pel e Novo Hamburgo. O clube de Porto Alegre pode fugir do descenso nesta rodada. Sob o comando de Paulo Baier, foram dois triunfos nos dois últimos compromissos.
- Data: 6/3 (domingo)
- Horário: 16h
- Local: Arena União-FW, em Frederico Westphalen
- Arbitragem: Daniel Bins, auxiliado por Mauricio Penna e Jorge Eduardo Bernardi
- Transmissão: ge.globo/rs
Inter x Aimoré
O Inter também tenta retomar o caminho das vitórias para buscar tranquilidade antes do Gre-Nal 435. Depois da desclassificação na Copa do Brasil, o técnico Alexander Medina está a perigo. Dentro de campo, Taison pode voltar ao time titular. Wesley Moraes, suspenso, é ausência garantida. O Aimoré ainda sonha com classificação, e só a vitória interessa para o time de São Leopoldo.
- Data: 6/3 (domingo)
- Horário: 18h15min
- Local: Beira-Rio, em Porto Alegre
- Arbitragem: Anderson Daronco, auxiliado por André Bitencourt e Conrado Berger
- Transmissão: Premiere
São Luiz x Brasil-Pel
Encontro entre duas equipes com campanhas muito parecidas. Ambos somam 12 pontos. A vantagem do São Luiz é no número de vitórias. Vindo de duas derrotas, o time de Ijuí poderá contar com a volta do volante Régis. João Marcus e Willian Goiano, contudo, seguem de fora. O Brasil-Pel, que vem de quatro empates, vai em busca da vitória como visitante para se aproximar do G-4.
- Data: 6/3 (domingo)
- Horário: 19h
- Local: 19 de Outubro, em Ijuí
- Arbitragem: Francisco Dias, auxiliado por Rafael Alves e Claiton Timm
- Transmissão: ge.globo/rs
Juventude x Guarany-Ba
Que o desempenho do Juventude no Estadual está muito abaixo do esperado, não há como esconder. Por isso, uma vitória contra o lanterna é essencial na luta contra o rebaixamento. O novo técnico Eduardo Baptista ainda não estará na casamata. O comando será, mais uma vez, do interino Eduardo Barros. Mauro Zárate voltou aos treinamentos e pode aparecer na equipe. No lado adversário, só os três pontos interessam. O Guarany-Ba pode ser matematicamente rebaixado na rodada.
- Data: 6/3 (domingo)
- Horário: 19h
- Local: Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul
- Arbitragem: Leandro Vuaden, auxiliado por Tiago Kappes Diel e Otávio Legramanti
- Transmissão: SporTV e Premiere