Uma vaga nas semifinais. A definição dos cruzamentos entre os quatro melhores. Quem fará a segunda partida da semi em casa. Uma vaga no rebaixamento. Duas vagas na Série D do Campeonato Brasileiro de 2023. A última rodada da fase classificatória do Gauchão terá emoção nos seis jogos deste sábado, todos no mesmo horário: 16h30min.
Há interesse pra quem olha para a parte de cima de tabela e, também, para a debaixo. Ypiranga, Grêmio e Inter estão classificados. O Guarany-BA já caiu. E o Novo Hamburgo já tem vaga garantida na quarta divisão do Brasileirão no ano que vem. Abaixo, uma análise completa da rodada decisiva do Estadual 2022.
11ª rodada - Sábado (12) - 16h30min
- Porto Alegre - Grêmio x Ypiranga
- Bagé - Guarany x Inter
- Pelotas - Brasil x Juventude
- Caxias do Sul - Caxias X União-FW
- São Leopoldo - Aimoré x São Luiz
- Porto Alegre - São José x Novo Hamburgo
Disputa pelo 1º lugar geral
- Ypiranga, Grêmio e Inter
Ypiranga
O time de Erechim é o líder e leva grande vantagem para terminar assim a primeira fase. Diante do Grêmio, na Arena, pode perder por até dois gols de diferença, desde que o Inter não faça 6 a 0 em Bagé.
Grêmio
Precisa vencer por três gols ou mais de diferença. Só perderá esta posição, com este placar, se o Inter fizer um goleada, na comparação com a do Grêmio, com diferença superior a quatro gols diante do Guarany.
Inter
Torce para vitória do Grêmio sobre o Ypiranga, além de vencer em Bagé. Terá que fazer diferença de saldo também. Se o Grêmio vencer por 1 a 0, Inter terá de fazer 7 a 0, por exemplo.
Se der Gre-Nal na semifinal, como ficam os mandos de campo?
A Dupla terminando em segundo e terceiro, haverá dois clássicos valendo vaga na final. Hoje, o Grêmio é vice-líder e decidiria na Arena. O Inter, para passar pelo rival, precisa de um resultado melhor. Vitória em Bagé e empate do Grêmio, ou empate no interior e vitória do Ypiranga.
Caso os dois vençam, a única chance de o Inter terminar na frente do Grêmio é fazendo quatro gols a mais de saldo. Exemplo: se o Grêmio fizer 1 a 0, o Inter precisará fazer 5 a 0.
Última vaga nas semifinais
- Novo Hamburgo, São Luiz, Brasil, Caxias e São José
Novo Hamburgo
O time do Vale dos Sinos é o único que só depende si para se classificar. Se vencer no Passo D'Areia, estará entre os quatro primeiros. Caso empate, torcerá para que São Luiz e Brasil não vençam. Se perder, ficará fora.
São Luiz
Só classifica se vencer o Aimoré em São Leopoldo e o Novo Hamburgo não vencer o São José.
Brasil-Pel
Precisa vencer o Juventude, em Pelotas, e torcer por tropeço do São Luiz e derrota do Novo Hamburgo. Se o Nóia empatar, o Xavante terá de fazer saldo de dois ou mais gols.
Caxias
Terá de vencer o União-FW e torcer por tropeços de São Luiz e Brasil, além de derrota do Novo Hamburgo.
São José
Terá de vencer o Novo Hamburgo e torcer para que São Luiz, Brasil e Caxias não vençam. Se o time da Serra vencer, o Zeca terá de tirar uma diferença de saldo de quatro gols com o time caxiense.
Fuga do rebaixamento
Caxias, São José, Aimoré, Juventude e União-FW
Caxias
Improvável, mas o Caxias ainda pode cair. Teria de perder por cinco gols de diferença em casa, para o União, e ainda acontecerem vitórias de Aimoré e Juventude, além de empate do São José.
São José
Situação semelhante ao Caxias. Teria de perder para o Novo Hamburgo, Aimoré e Juventude vencerem, e o União tirar uma diferença de quatro gols no saldo.
Aimoré
Vencendo escapa. Se empatar ou perder, torce para que o União não vença.
Juventude
Se não vencer, corre sério risco da inédita queda. Ficaria na mão do rival Caxias, que não poderia perder para o União.
União-FW
Só se salva com duas condições: vencendo o Caxias na Serra e torcendo por um resultado paralelo. Pode ser empate do Juventude, empate do Aimoré (desde que tire uma diferença de dois gols no saldo) ou derrota do São José, de goleada, no Passo D'Areia.
Vagas na Série D 2023
- São Luiz, Caxias, Aimoré e União-FW lutam por uma vaga
- O Novo Hamburgo já está garantido
São Luiz
Empatando com o Aimoré, garante a vaga. Se perder, torce por derrota do Caxias.
Caxias
Se empatar com o União, garante a vaga. Caso perca, torcerá para que o Aimoré não vença o São Luiz.
Aimoré
Só se classifica se vencer o São Luiz.
União-FW
Precisa vencer em Caxias e torcer por derrota do Aimoré. Caso o time de São Leopoldo empate, União terá de tirar uma diferença de dois gols de saldo.