O Brasil-Pel saiu na frente na briga por uma vaga na decisão do Gauchão 2022. Na noite deste domingo (20), em Pelotas, o Xavante fez 1 a 0 no Ypiranga e construiu uma vantagem para o duelo semifinal decisivo, que ocorre na próxima quarta-feira (23), às 19h30min, em Erechim.
Marllon, em cobrança de pênalti, aos 19 minutos do primeiro tempo, fez o único gol da partida. A equipe pelotense também colocou duas bolas na trave, porém seu goleiro também foi importante para a sustentação do placar. Com o resultado, o Canarinho chegou ao sexto jogo no Estadual sem vencer fora de casa, enquanto o Brasil acumulou o quarto êxito no Bento Freitas. Por outro lado, o Ypiranga conta com a sequência de seis vitórias em casa para tentar reverter a desvantagem.
Sem contar com o goleiro titular Marcelo, o técnico Jerson Testoni escalou Vitor Luiz com a camisa 1. O goleiro foi fundamental para o Brasil no primeiro tempo, fazendo duas defesas importantes. No Ypiranga, por outro lado, o técnico Luizinho Vieira fez quatro mudanças. Entre elas a saída de um dos destaques da primeira fase, Gedeílson, que perdeu o lugar na lateral direita para John Lennon. Este teve uma grande oportunidade na primeira etapa, porém desperdiçou.
Depois de 15 minutos de muitas disputas no meio-campo, mas sem criatividade das equipes, o Brasil apareceu no jogo logo no lance que ocasionou a abertura do placar. Paulo Vitor recebeu pelo lado esquerdo da área e teve o tornozelo chutado pelo zagueiro Carlos Alexandre. Embora o atacante tenha, desequilibrado, dado continuidade a jogada, com a conclusão para fora, houve pedido de pênalti. O árbitro de vídeo entendeu da mesma forma e chamou Anderson Daronco para verificar. Após a observação do lance, o pênalti para o rubro-negro foi marcado. Na cobrança, Marllon mandou no canto direito de Edson e fez 1 a 0 para os pelotenses, aos 19 minutos. Na comemoração, flechada para a torcida xavante.
Embalado pelo estádio em êxtase, o Brasil aproveitou o bom momento e criou duas oportunidades de ampliar o placar, porém parou na trave. Aos 21 minutos, Marcelinho se livrou da marcação pela ponta direita com um drible 360º e tabelou com Thiago Santos. Após receber dentro da área, ele chutou forte, e a bola explodiu na trave. Três minutos depois, Gabriel Araújo cobrou falta buscando o ângulo esquerdo. O goleiro Edson, contudo, conseguiu desviar e a bola explodiu na trave antes de ir para fora.
O Ypiranga conseguiu entrar na partida a partir dos 34 minutos, explorando jogadas de velocidade pelos lados do campo. A primeira foi de Matheus Santos, que tabelou com Hugo Almeida pela esquerda e concluiu com forte, porém viu Vitor Luiz defender para o Brasil. O goleiro xavante apareceu novamente aos 34, quando John Lennon apareceu livre pela direita, chutou forte e Victor Luiz defendeu com o peito.
O Ypiranga voltou mais ofensivo para o segundo tempo, buscando o empate. A primeira oportunidade demorou para a aparecer, apesar da equipe de Luizinho Vieira ter se instalado no campo de ataque, vendo o rival baixar suas linhas. Aos 19 minutos, Erick recebeu de Marcelinho e chutou rasteiro, buscando o canto esquerdo. Vitor Luiz se esticou e salvou o Xavante. Na sequência, o Brasil puxou o contra-ataque e Bruno Paulo foi derrubado por Marcelinho dentro da área. O árbitro Anderson Daronco estava muito próximo do lance e nada marcou.
Com o jogo mais aberto, o Brasil teve nova chance de ampliar o placar aos 26 minutos. Luizinho fez jogada em velocidade pela direita deixou Bruno Paulo cara a cara com o goleiro Edson. Desequilibrado, o atacante tentou um chute rasteiro, mas parou no arqueiro canarinho.
Através das trocas promovidas pelo técnico Jerson Testoni, o Brasil conseguiu voltar para o ataque e tentou ameaçar o Ypiranga. No entanto, sem êxito, persistindo assim o placar de 1 a 0.
FICHA TÉCNICA
Gauchão
Semifinal— 20/3/2022
Brasil-Pel 1 x 0 Ypiranga
BRASIL-PEL
Vitor Luiz; Marcelinho, Fernando Fonseca, Helerson e Gabriel Araújo (Henrique Ávila, 31/2ºT); Luiz Menezes (Ruan, 38/1ºT), Karl e Marllon (Léo Ferraz, 38/2ºT); Luizinho, Thiago Santos (Bruno Paulo, INT) e Paulo Victor. Técnico: Jerson Testoni.
YPIRANGA
Edson; John Lennon (Gedeílson, 27/2ºT), Carlos Alexandre, Bispo e Vitinho; Guilherme Amorim (Robson, INT), Falcão e Marcelinho (Luiz Felipe, 21/2ºT); Matheus Santos, Hugo Almeida (Guilherme Belea, 21/2ºT) e Erick Farias (Rodrigo Carioca, 34/2ºT). Técnico: Luizinho Vieira.
GOLS: Marllon, de pênalti (B), aos 19min, do primeiro tempo.
CARTÕES AMARELOS: Thiago Santos, Bruno Paulo (B), Guilherme Amorim (Y).
ARBITRAGEM: Anderson Daronco, Michael Stanislau, José Eduardo Calza; VAR: Pablo Ramon Pinheiro.
PÚBLICO: 6.864.
RENDA: R$ 199.120,00.
LOCAL: Bento Freitas, Pelotas.
Próximo jogo
23/3 (quarta-feira)
Ypiranga x Brasil
19h30min