Aos 19 anos, o atacante Lucas Moura terá a sua primeira experiência na Europa. Revelado pelo São José, o jogador foi contratado pelo Grupo Alavés, da Espanha, que detém o time homônimo e outras equipes do futebol europeu.
Lucas foi um dos destaques da equipe sub-20 do Zeca que disputou o Campeonato Gaúcho da categoria, com quatro gols em oito jogos. Além disso, disputou a Copa do Brasil sub-20 e também a Copa FGF, junto com o elenco profissional. Assim, chamou a atenção dos espanhóis. Com multa de R$95 milhões, o vínculo entre o brasileiro e o clube europeu é válido até 2026.
— Eu realmente não estava esperando por essa notícia. Um dia fui falar com meu empresário e ele disse "prepara suas malas que você vai pra Croácia", e eu fiquei sem entender, né? No dia eu estava em uma loja de um amigo meu. Na hora, quando ele me explicou, eu comecei a imaginar mil coisas já: Europa estilo diferente, realização de um sonho… Imagina ter apenas 19 anos e já ter oportunidade de jogar uma liga de primeira divisão da Europa, com times que disputam a Champions League. Fiquei muito feliz mesmo. Além de motivado e confiante para esse novo desafio — disse o garoto.
Ainda que tenha sido contratado pelo grupo espanhol, Lucas fará sua ambientação europeia em outro país. O atacante irá defender o NK Istra 1961, clube da Croácia que pertence ao Grupo Alavés, e, posteriormente, se transferirá ao clube espanhol.
O NK Istra 1961 está com suas atividades paralisadas por conta frio que faz no país nesta época do ano. Após isso, iniciará a preparação para a reta final do Campeonato Croata 21/22, no fim de janeiro. Serão dois amistosos preparatórios antes da retomada oficial, que acontecerá no dia 28 deste mês