Logo em sua primeira participação no Gauchão Feminino, o Flamengo de São Pedro já constrói uma campanha de feitos históricos. Lutando até a última rodada, conquistou a classificação para as semifinais entre os quatro melhores times da etapa classificatória. Agora, no próximo domingo (14), o desafio começa contra o Grêmio, em busca de uma vaga inédita à final.
Com sede em Tenente Portela, o clube tem se destacado pelo pioneirismo de ter atletas indígenas em seu elenco. Pela primeira vez, o fato é registrado na realização do estadual feminino. Vamos relembrar a campanha de luta e superação das Gurias do Yucumã até aqui na competição.
1° rodada - Elite 1x2 Flamengo
Logo na estreia, o Flamengo conquistou sua primeira vitória, fora de casa. Na partida disputada em Ijuí, todos os três gols foram marcados ainda no primeiro tempo. As donas da casa abriram o marcado com Letícia Carneiro, que aproveitou um lançamento dentro da pequena área.
O empate e a virada do time de Tenente Portela veio na etapa final do primeiro tempo. Após lance de bola parada, Luana aproveitou o rebote e deixou tudo igual. Com Daia, uma das artilheiras, surgiu o 2 a 1, após o cruzamento de Tânia, sacramentando a virada e os três pontos na estreia.
2° rodada - Flamengo 1x1 Juventude
Na partida de estreia em seus domínios, no CT Futebol com Vida, a equipe garantiu a invencibilidade. Em um primeiro tempo sem gols, o Flamengo aproveitou a vantagem numérica, após uma expulsão no adversário, para abrir o placar. Após bom lançamento de Luana, Aninha arrancou em velocidade e terminou dentro da pequena área, finalizando sem chances para a goleira Mari.
Já nos minutos finais, o Juventude conseguiu buscar o seu gol. Após cobrança de falta do lado direito, Júlia Leotte conseguiu o desvio, e a bola morreu no fundo das redes. No placar final: 1 a 1.
3° rodada - Flamengo 0x6 Inter
No terceiro jogo estadual, diante do adversário mais forte do grupo, veio a primeira derrota. Jogando em casa, o Flamengo foi goleado pelas Gurias Coloradas por 6 a 0. No entanto, o resultado não foi um dos fatos mais marcantes desta partida.
De maneira histórica, as atletas indígenas do clube, as atacantes Giza Proença e Claudinéia Ribeiro, entraram em campo com pinturas da etnia caingangue. Além disso, diante do Inter, as Gurias do Yucumã puderam atuar com e contra as suas principais inspirações no futebol.
4° rodada - Inter 8x0 Flamengo
Logo na rodada seguinte, Flamengo e Inter protagonizaram um novo enfrentamento, desta vez, na abertura do segundo turno. No SESC, em Porto Alegre, o time de Tenente Portela sofreu um novo revés.
Um dos destaques da partida foi Fabi Simões, que anotou dois gols na goleada por 8 a 0. Leidi, Maranhão, Djeni, Isa Haas, Ari e Priscila completaram o marcador colorado, que garantiu a classificação para as semifinais com duas rodadas de antecedência.
5° rodada - Juventude 0x5 Flamengo
Depois de um empate no primeiro turno, o encontro entre Juventude e Flamengo marcou a primeira goleada das Gurias do Yucumã na competição. Depois de duas rodadas em sequência, o triunfo manteve a equipe na briga por uma vaga às semifinais.
O placar foi construído no Estádio Homero Soldatelli, em Flores da Cunha, com gols marcados Daiane Bueno, Luana, Vanice, Ale e Aninha. Este resultado garantiu que, na última rodada, o time chegasse com duas combinações possíveis para garantir uma das quatro vagas: vitória ou empate.
6° rodada - Flamengo 1x1 Elite
Com Grêmio, Inter e Brasil de Farroupilha já classificados, restava apenas uma vaga para as semifinais do estadual. Os dois times em questão chegavam com chances de classificação. O cenário do Flamengo, com um ponto a mais na tabela, garantia uma situação melhor.
Lutando pela vaga inédita, o jogo começou movimentado para os dois lados, no CT Futebol com Vida. O Flamengo abriu o marcador logo aos 19 minutos. Na bola área, um dos trunfos do time, Vanice aproveitou o escanteio cobrado por Ale para deixar o time da casa em vantagem.
No começo da etapa final, o Elite deixou tudo igual no gol marcado por Kellen. Apesar do empate, as visitantes não conseguiram a reversão e a vaga ficou em Três Passos. Pela primeira vez, o Flamengo de São Pedro se garantiu na disputa das semifinais, logo em sua participação inédita.