O Juventude volta a participar de uma semifinal de Gauchão, cinco anos depois da edição de 2016, quando a equipe derrotou o Grêmio para perder a final para o Inter. No duelo deste domingo (2), o adversário será o Colorado. Tricolor e o rival Caxias brigam pela outra vaga na final do Estadual. O técnico Marquinhos Santos está confiante para uma clássico Ca-Ju na final, apesar da dificuldade que as equipes da Capital representem para as da Serra.
— São duas situações complicadíssimas, tanto para o Juventude quanto para o Caxias, mas esses quatro clubes que chegaram vão confiantes e podem buscar a vaga na decisão — declarou o treinador do Juventude, convidado da Confraria do Pedro Ernesto no Show dos Esportes desta segunda-feira (26).
Marquinhos voltou ao clube que tinha comandado em 2019. Na atual temporada, recebe do técnico anterior, Pintado, um time que disputará a primeira divisão nacional. Sem perder o foco na semifinal do Campeonato Gaúcho, Santos explica que o Juventude vem em uma crescente, e que pretendem seguir neste ritmo.
— Desde 2019, neste processo de reconstrução, vem aos poucos retomando o seu lugar. Neste ano, um clube com a ascensão da B para A, temos de primeiro buscar a permanência na Série A. Mas disso para conseguir a vaga na Sul-Americana, é uma vitória ou duas — projetou.
Ele ainda explica que o elenco será reforçado após o Gauchão. Apenas uma semana separam a última data de jogo do Estadual para o início do Brasileirão. O tempo precisará ser suficiente para reforçar o grupo de jogadores:
— Temos um grupo construído para o Gauchão, enxuto, onde os limites orçamentários foram estritos no primeiro momento, para, aí sim, no Brasileirão, aumentar o elenco. Sabemos que precisamos de mais qualidade e mais jogadores para fazer um campeonato competitivo.