A primeira fase do Gauchão foi encerrada, neste sábado (24), com a realização de seis partidas. Nesta rodada decisiva, foram definidos os últimos classificados às semifinais e os rebaixados. Além de Grêmio e Inter, que já estavam garantidos na próxima fase, Juventude e Caxias seguem na competição. No lado oposto da tabela, Pelotas e Esportivo não conseguiram se livrar do descenso.
O Grêmio, que venceu o Ypiranga por 3 a 2 na estreia do técnico Tiago Nunes, terminou a fase classificatória com a melhor campanha, somando 24 pontos em 33 possíveis. Nas semifinais, irá enfrentar o Caxias, que empatou em 1 a 1 com o Pelotas e assegurou a quarta colocação, com 17 pontos.
O Inter, que ganhou de 5 a 0 do Esportivo no Beira-Rio, teve a segunda melhor campanha, com 23 pontos. O adversário do Colorado será o Juventude, que derrotou o Brasil-Pel por 2 a 1, além de contar com o empate do Caxias, e conquistou o terceiro lugar, com 17 pontos.
Na fase semifinal, os jogos serão de ida e volta, sem o saldo qualificado como critério de desempate. O Tricolor e o Colorado decidem em casa.
Rebaixados
Antes do início da rodada, seis equipes tinham chance de cair de divisão. A situação mais difícil era do Pelotas, que não dependia apenas de si. Com o empate diante por 1 a 1 diante do Caxias, a equipe da Zona Sul do Estado não conseguiu se salvar. O outro rebaixado foi o Esportivo, que foi goleado pelo Inter. Tanto Esportivo quanto Pelotas terminaram a competição com nove pontos e terão que disputar a Divisão de Acesso em 2022.