O árbitro FIFA Anderson Daronco, natural de Santa Maria, realizará seu sonho profissional pela sétima vez neste sábado (3), ao apitar o Gre-Nal 430, na Arena. Aos 40 anos, o educador físico chama atenção pela regularidade na carreira de apitador. Em setembro de 2020, ficou fora de atividade por duas semanas, por conta da covid-19. Bem humorado, Daronco celebrou a volta ao clássico da Capital, dois anos depois do de número 421.
— Feliz em estar no nosso maior jogo. Sempre dizemos que o Gre-Nal é o sonho de todo árbitro gaúcho, então quando temos a oportunidade é sempre mais um sonho sendo realizado. Vamos com a mesma motivação e alegria que fez o primeiro — disse, na Confraria do Pedro Ernesto do Show dos Esportes desta quinta-feira (1º).
Diferentemente da maioria dos jogos do Gauchão, o Gre-Nal terá árbitro de vídeo. A possibilidade de rever os lances não altera o modo com que o juiz conduz a partida, afirma Daronco, mas auxilia para corrigir erros pontuais que o apitador possa ter cometido. O objetivo dele é conseguir bancar com segurança todas as decisões dentro das quatro linhas sem depender da revisão.
— Pelo desafio pessoal de ter a confiança de fazer um jogo sem erros e sem a necessidade da ferramenta. A gente diz que é igual a seguro do carro. Não queremos usar ele, mas na hora que precisa, usamos — explica, complementando: — Se tiver que usar para salvar o jogo... O VAR não é uma ferramenta da arbitragem, mas sim do futebol. Para o bem do futebol, e não para o bem do árbitro.
Além do protagonismo como apitador, a forma física de Anderson Daronco também vira assunto na internet. Daronco explica que adaptou os treinos de corrida e força para seguir cumprindo a rotina mesmo durante a pandemia. Circulando menos nas ruas, as corridas diminuíram e são focadas em simulações de deslocamentos em campo. Ele garante que a fórmula é essa, sem segredo e com muito esforço.
— É treino, os caras não acreditam. Leio na internet um monte de bobagem, mas o segredo, se tu queres saber, é arroz, feijão, muito churrasco e determinação. Os que falam que é bomba são preguiçosos que não estão a fim de ir lá na academia levantar um ferro — brinca, respondendo descontraído às provocações de Pedro Ernesto e Luciano Périco: — Em campo eu já digo para os jogadores "nem vem que vai ficar ruim pra ti".
Anderson Daronco comandará o Gre-Nal 430 no sábado (3), quando Grêmio e Inter duelam por três pontos que podem encaminhar a vaga nas semifinais do Gauchão. O jogo está marcado para as 22h15min, na Arena.