A história do clássico Gre-Nal chega ao 430º capítulo e recebe mais um personagem na narrativa centenária. O técnico Miguel Ángel Ramírez comandará o Inter pela primeira vez contra o Grêmio, na nona rodada do Gauchão. Em Porto Alegre há menos de um mês, o espanhol conta que tem visto mais camisas coloradas do que gremistas pelas ruas da cidade, fato que o motiva para estrear com vitória na Arena, no sábado (3).
— É este tipo de coisa que, no dia a dia, gosto de ver. Me dou conta do bonito que é essa rivalidade, e que os times se precisam, porque um sem o outro não teria isso pela rua, que é tão lindo e passional — declarou, na entrevista coletiva após o empate sem gols com o São José, na quarta-feira (31), concluindo: — Vivo ele (o clássico) com alegria e responsabilidade, muita vontade, mas não estou ansioso.
Ramírez já deixou sua marca em um dos maiores debates em todas as semanas Gre-Nal - principalmente nas de Gauchão: o time deve escalar equipe reserva ou titular no clássico? O espanhol afirma que ainda não decidiu quem iniciará o jogo, pois faz tal escolha a partir das peculiaridades de cada adversário. Ele garante, porém, que vai com o que tem de mais competitivo para tentar a vitória.
— Ainda me falta terminar de analisar profundamente o Grêmio e ver como terminou fisicamente o nosso plantel nesta partida (0 a 0 com São José), e como estarão amanhã (quinta, 1/4). A partir daí, decidiremos como faremos o time. Me falta informação, ainda não sei — despistou Ramírez.
Olhando para o outro lado, o espanhol garante que sabe quais pontos fracos explorar do rival. Miguel Ramírez elogiou o longevo trabalho de Renato Portaluppi no comando do Grêmio. O treinador colorado argumenta que a permanência do profissional na casamata ao longo dos anos confere regularidade ao desempenho dos atletas.
— Sempre que se tem a estabilidade para trabalhar e ficar um tempo, isso facilita porque se conhecem com um olhar treinador e jogador, sabem o que querem dizer, igual a jogar com companheiros de muito tempo, facilita o trabalho — argumentou, elogiando: — É uma equipe muito boa, que tem muitas qualidades, e vamos tentar nos aproveitar das deficiências para podermos conquistar a partida nesses pontos mais fracos do time.
Miguel Ángel Ramírez e Renato Portaluppi medirão forças pela primeira vez no sábado (3), a partir das 22h15min, na Arena. De acordo com as entrevistas coletivas após os empates da Dupla nesta quarta (31), nem Inter nem Grêmio têm times titulares definidos para iniciarem a partida que deve encaminhar a classificação do vencedor às semifinais do Gauchão.