Após a definição da escala da arbitragem para o Gre-Nal 430, marcado para o sábado (3), às 22h15min, na Arena, o Inter evita criar polêmicas. Segundo o vice de futebol do clube, João Patrício Herrmann, o foco colorado está na preparação dentro de campo e desejou sucesso a Anderson Daronco, juiz do quadro da FIFA designado para comandar o jogo com o apito:
— Nossa preocupação está voltada aos trabalhos da equipe e preparação para fazermos um grande jogo. Que a arbitragem tenha boa atuação, sem qualquer interferência ou protagonismo no clássico. Os donos do espetáculo são os atletas que entram em campo —disse Herrmann a GZH.
Em oito rodadas disputadas do Estadual, Daronco acumula apenas dois jogos. Ele é considerado o melhor árbitro no quadro da FGF, inclusive, o único portador do escudo FIFA no Rio Grande do Sul como juiz. Em 2021, não comandou nenhuma partida de Inter ou Grêmio.
No retrospecto geral, Anderson Daronco chegará ao sétimo clássico. O Colorado venceu em apenas uma ocasião, em outubro de 2014, em confronto válido pelo Brasileirão. Em 2019, a atuação gerou reclamação do ex-técnico Odair Hellmann.
Confira os Gre-Nais com Daronco:
402 - Inter 2x0 Grêmio
405 - Grêmio 0x0 Inter
409 - Grêmio 0x0 Inter
414 - Grêmio 3x0 Inter
418 - Grêmio 1 x 0 Inter
421 - Inter 1 x 1 Grêmio