Os anos de rivalidade Gre-Nal reúnem jogos dos mais diversos: empates, vitórias sem merecimento, vitórias sofridas, goleadas e até derrotas que servem para arrumarem a casa em momentos de dificuldade. Com mais um clássico pela frente, no próximo sábado (3), 22h15min, na Arena, o Colorado busca abrir ainda mais vantagem na ponta do Gauchão e voltar a vencer depois de sete anos no estádio do rival. GZH relembra cinco vitórias marcantes do Inter no Campeonato Estadual:
Confira os jogos
Inter 1x0 Grêmio - Gauchão 1997
As duas equipes chegaram a final do campeonato em momentos completamente diferentes. O Tricolor vinha de um título brasileiro no ano anterior, vencendo a Portuguesa, e mantendo jogadores do elenco campeão, como Danrlei, Arce e Paulo Nunes, por exemplo. O Colorado, que não havia chegado a final do Gauchão no ano anterior, optou por apostar nas pratas da casa, como o goleiro André Doring e os atacantes Christian e Fabiano. O favoritismo era amplamente azul.
No jogo de ida, no Olímpico, empate em 1 a 1, com a decisão ficando para o Beira-Rio. Tomado por colorados, o estádio impulsionou o time treinado por Celso Roth a conquista. Aos 4 minutos da etapa final, a estrela de Fabiano brilhou. Depois de recebeu um lançamento de Enciso, ganhou da defesa adversário e marcou o gol do título do Inter, superando um favorito Grêmio.
Grêmio 1x2 Inter - Gauchão de 2003
Até hoje, o maior período de seca em Gre-Nais vivido pelo Inter foi de 1999 a 2003, quando completou 13 partidas sem vitórias. O Gre-Nal 353 encerrou o jejum colorado, com uma vitória de virada, fora de casa. Os donos da casa eram amplamente favoritos, mas conseguiram levar apenas um placar magro para o intervalo — 1 a 0, com gol de Luís Mário.
O Colorado voltou com duas alterações para a etapa complementar. O empate veio por meio do zagueiro Vinícius, aos 22 minutos da segunda etapa. Já o gol que encerrou o jejum foi de Daniel Carvalho aos 40 quando, cercado por atletas gremistas, ele conseguiu girar e bater de fora da área, no canto de Danrlei.
Grêmio 2x3 Inter - Gauchão de 2011
Além da já tradicional rivalidade entre os dois clubes, o Gre-Nal da final do Estadual daquele ano contava com uma outra peculiaridade. As duas equipes contavam com ídolos em suas casamatas: Falcão no Inter e Renato Portaluppi no Grêmio. Depois de uma derrota colorada dentro do Beira-Rio por 3 a 2, a grande decisão ficou reservada para o Estádio Olímpico. E o que já parecia definido, ficou ainda pior com gol de Lúcio, ainda no primeiro tempo.
A maior vantagem tricolor não abalou os colorados que, ainda no primeiro tempo, conseguiram virar a partida, com gols de Leandro Damião e Andrezinho. Na etapa complementar, D'Alessandro marcou mais um, mas Júnior Viçosa diminui para o Grêmio. A decisão foi para os pênaltis. Melhor para o goleiro Renan e para os colorados, que venceram por 5 a 3 e levantaram a taça de campeões, a última do Olímpico, que foi substituído pela Arena no ano seguinte.
Grêmio 1x2 Inter - Gauchão 2014
O confronto válido pelo primeiro jogo da final do Gauchão daquele ano é tão importante que até hoje é lembrado pelos colorados. A vitória na Arena (a primeira e única) pavimentou a conquista do Estadual para o Inter. Em um jogo equilibrado, Barcos abriu o placar para o Tricolor no primeiro tempo e depois, com dois gols de Rafael Moura, o Colorado conseguiu a virada e levou a vantagem para a segunda partida.
Inter 4x1 Grêmio - Gauchão 2014
Se o Colorado já tinha conseguido a vantagem depois de vencer na Arena, a equipe comandada por Abel Braga foi ainda mais avassaladora no jogo de volta em Caxias do Sul. Sob a batuta de D'Alessandro, que marcou o gol que deu início a goleada de 4 a 1, o Inter conquistou o tetracampeonato do Gauchão. Com gritos de olé nas arquibancadas do Estádio Centenário, o Grêmio, de Enderson Moreira, não foi páreo para os gols de Alan Patrick, duas vezes, e Alex, que sacramentou a vitória.