Gustavo Xuxa fez um dos gols mais bonitos do Gauchão de todos os tempos. O meia do São Luiz acertou um chute de mais ou menos 60 metros de distância, por cobertura de Marcelo Carné, e ajudou o time de Ijuí a vencer o Juventude por 2 a 1, na segunda rodada do Estadual. A partida realizada no Estádio Homero Soldatelli, em Flores da Cunha, foi transmitida para todo o Brasil pelo SporTV, o que deixou ainda mais mágica a noite do camisa 10.
Pouco depois de voltar para casa e descansar por umas horinhas, o autor do golaço atendeu a reportagem.
Que golaço, hein? Ganhou o Prêmio Bucha (oferecido ao autor do gol mais bonito do Gauchão) já na segunda rodada.
Agradeço pelos elogios e espero ganhar um prêmio tão desejado como esse, apesar de saber que é só o começo, tem muito para acontecer ainda.
Já tinha feito um gol tão bonito?
Não, não tem nem como. A ficha nem caiu ainda, só tenho que agradecer por esse momento e por essa oportunidade.
Foi premeditado, já tinha percebido que o goleiro jogava adiantado? Ou foi algo na hora, viu o goleiro fora e pensou: "Vou mandar daqui mesmo, a 60 metros de distância"?
Foi mais ou menos assim mesmo, na hora. A bola sobrou para mim, girei e só tinha Hugo, à minha esquerda. E graças a Deus arrisquei e saiu esse gol maravilhoso.
Como foi aí com os colegas? Alguém disse que foi sem querer?
Sempre tem as brincadeiras, o pessoal pega no pé. Mas eles me agradeceram e deram parabéns porque não é fácil fazer um gol de tão longe assim.
E com o Marcelo Carné (goleiro do Juventude)? Chegou a falar com ele?
Não teve. Não temos uma relação próxima assim, mas o pensamento dele foi um e o meu foi outro, ainda bem que deu certo para mim.
Os treinadores pedem para adiantar os goleiros, né? Até porque na maior parte das vezes vai tentar puxar contra-ataque e fazer um gol dali é bem difícil. Nem o Pelé fez (risos).
Isso é verdade, porque hoje todos usam o goleiro na saída de bola para contra-ataques, coisas que não tinham antigamente. Nesse novo posicionamento deles, o nosso tem que ser de arriscar.
O quanto esse gol pode ajudar na visibilidade para o futuro? Como está teu contrato com o São Luiz?
Meu empresário fez contato com o Paulo e com a direção do São Luiz, teve interesse e fizemos contrato para o Gauchão, porque infelizmente não tem sequência do ano. Estamos trabalhando também para ter essa visibilidade. Mas é só começo, se eu parar de trabalhar não adianta nada. Temos que evoluir sempre. Estou no Interior, mas em um time bom, para agregar na carreira.
O Prêmio Bucha acho que está garantido. Mas será que dá para levar o Puskás (honraria dada pela Fifa ao gol mais bonito do ano) também?
Cara, eles estão me zoando tanto que até estou acreditando já. É um sonho para qualquer jogador estar nesse prêmio, estar com as pessoas que participam do evento. É transformar sonho em realidade.