A segunda rodada do Gauchão ficou marcada por uma goleada e jogos equilibrados. Nas seis partidas disputadas na quarta e quinta-feira (3 e 4), duas vitórias de mandantes, duas vitórias de visitantes e dois empates.
Com a final da Copa do Brasil no próximo domingo (7), o Grêmio entrou em campo com uma equipe reserva, mesmo assim conseguiu golear o Brasil-Pel na Arena, pelo placar de 4 a 1. Já o Inter, segue com uma equipe sub-20, sob o comando de Fábio Matias, que empatou com o Pelotas, fora de casa, com o novo treinador Miguel Ángel Ramírez na arquibancada.
Ypiranga 3x3 Novo Hamburgo
A noite de quarta-feira (3) reservou uma partida eletrizante em Erechim. O time da casa saiu vencendo por 2 a 0, com gols de Jean Silva e Zé Mário, mas em dois minutos sofreu o empate, gols de Rennan e Hélio Paraíba. No começo da segunda etapa, o time do Vale do Sinos passou à frente no placar, com o segundo gol de Hélio Paraíba. Já no final do jogo, Mossoró empatou para o Canarinho, que chegou aos quatro pontos.
Aimoré 2x0 Esportivo
Único time com 100% de aproveitamento no Gauchão, a equipe de São Leopoldo aproveitou que jogava em sua casa para vencer o time da Serra. Logo no começo da partida, Neto Baiano abriu o placar e, na segunda etapa, Darlan ampliou para o Índio Capilé.
Grêmio 4x1 Brasil-Pel
Na estreia do Tricolor na competição estadual, o Brasil não foi páreo para os reservas de Renato Portaluppi. Lucas Silva, de pênalti, Ferreira e Guilherme Azevedo abriram a vantagem gremista logo no primeiro tempo. Isaque fez o quarto na etapa final, enquanto André Krobel diminuiu.
Pelotas 2x2 Inter
Sob os olhares de Miguel Ángel Ramírez, o Colorado, comandado por Fábio Matias, saiu perdendo para o Lobão por 1 a 0, conseguiu a virada com gols de Johnny, no primeiro tempo, e Lucas Ramos, na etapa complementar, mas sofreu o empate nos acréscimos.
São José 0x1 Caxias
Vice-campeão estadual em 2020, o time da Serra fez sua estreia no Gauchão — o Grená havia folgado na abertura por conta do jogo do Grêmio contra o Palmeiras, pela final da Copa do Brasil. Em um jogo bastante truncado, o Caxias conseguiu vencer com o gol marcado por Jhon Cley.
Juventude 1x2 São Luiz
A torcida da Papada conheceu a sua segunda derrota no Gauchão com o resultado ocorrido em Flores da Cunha . O grande destaque da partida foi o gol do meio de campo marcado por Gustavo Xuxa, naquele que ficou conhecido como o "gol que Pelé não fez. O time de Ijuí ampliou ainda no primeiro tempo com Ariel. Guilherme Castilho, no último minuto, descontou para o Ju.