O Gauchão 2021 começou na tarde deste sábado (27) em Frederico Westphalen, onde o São Luiz recebeu o Ypiranga e acabou sendo derrotado por 3 a 0. O time de Ijuí não pode atuar em seu estádio por ter sido punido com a perda de dois mandos de campo por injúria racial em um jogo contra o Caxias na temporada passada.
Após boas campanhas no Brasileirão, onde o São Luiz chegou às oitavas de final da Série D e o Ypiranga esteve perto de conquistar o acesso para a Série B, as duas equipes começaram a temporada com a expectativa de surpreender os favoritos.
Neste sábado, com a presença do presidente da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), Luciano Hocsman, na Arena do União Frederiquense, o São Luiz teve chance de largar em vantagem logo no primeiro lance da partida, depois que o zagueiro Reinaldo Dutra cometeu pênalti em cima de Ariel. Porém, na cobrança, Hugo Almeida chutou rasteiro no canto direito e o goleiro Deivity espalmou a bola pela linha de fundo.
Recuperado do susto inicial, o time de Erechim passou a controlar a partida e, aos 15 minutos, Jean Silva marcou o primeiro gol do Gauchão ao aproveitar um rebote de chute desferido por Caprini, que foi parcialmente defendido por Renan Rocha.
Logo após o reinício, o time dirigido por Junior Rocha ampliou a vantagem com Luís Eduardo, de cabeça, aos 17. E se não tivesse desperdiçado oportunidades na mesma proporção que as criou, o Ypiranga poderia ter chegado ao intervalo vencendo por três ou quatro gols.
A etapa final seguiu o mesmo roteiro dos 45 minutos iniciais, com o São Luiz sendo completamente dominado. Aos 31, em uma jogada em velocidade, Caprini marcou um belo gol e decretou o 3 a 0.
Ficha técnica da partida:
São Luiz: Renan Rocha; Mizael, Rafael Goiano, Jadson Silva e Gabriel Araújo; Leandro Leite (Jeferson Prill) e Paulinho Santos; Juba (Lucas Carvalho), Gustavo Xuxa e Ariel (Edenilson); e Hugo Almeida. Técnico: Paulo Henrique Marques
Ypiranga: Deivity; Muriel, Reinado Dutra, Luís Eduardo (Patrick Borges) e Zé Mário; Mikael (Revson) e Clayton (Fidélis); Jean Silva (Dija Baiano), Mossoró e Caprini (Dico); e Cristiano. Técnico: Junior Rocha
Local: Arena União Frederiquense (Frederico Westphalen)
Árbitro: Daniel Bins
Assistentes: Mateus Olivério Rocha e Henrique Coromberk
Gols: Jean Silva (15 do 1º); Luís Eduardo (17 do 1º) e Caprini (31 do 2º)
Cartões amarelos: Muriel e Deivity