A volta do futebol no Rio Grande do Sul já tem data marcada. O Gauchão será retomado no dia 23 de julho. Caso o Caxias não vença o segundo turno da competição, serão necessárias sete rodadas para finalizar o campeonato, o que poderia acarretar em um choque de datas com o Brasileirão, que será retomado em 9 de agosto.
Uma alternativa para minimizar o problema seria a realização da final em jogo único. De acordo com o presidente da Federação Gaúcha de Futebol, Luciano Hocsman, essa possibilidade será debatida entre os clubes em reunião na tarde desta sexta-feira (10).
— Lógico que o ideal é que haja unanimidade (para aprovar a final em jogo único), mas podemos trabalhar com a maioria. Vamos ouvir a opinião dos clubes. No que diz respeito a inversão de datas, para não se iniciar depois de uma longa parada já com clássicos, isso sim demandaria unanimidade, porque não podemos simplesmente retirar um confronto sem impactar em toda a tabela. Os clubes irão refletir sobre isso — destacou.
Outro ponto que ficou definido no encontro com o governo do Estado foi a liberação dos treinos coletivos, que poderão ser realizados a partir da próxima semana. Hocsman ressaltou que essa questão depende ainda de um entendimento com as prefeituras das respectivas cidades dos clubes participantes do Gauchão.
— Por uma questão hierárquica, esperamos primeiro ter um aceno do governo do Estado, no sentido de adequação do protocolo, para então começarmos a conversar com os prefeitos. Obviamente que os clubes já iniciaram esses contatos. Então, a partir dessa aprovação, já estamos em contato com os prefeitos — afirmou.
Divisão de Acesso
O dirigente também falou sobre a Divisão de Acesso, paralisada desde março por conta do coronavírus. A ideia segue sendo dar continuidade a competição a partir do mês de setembro. Um possível cancelamento do torneio ainda não foi ventilado pela FGF.
— A competição está suspensa até o mês de setembro, que é quando a gente acredita que seja viável uma retomada. Esta decisão está valendo até o momento. Tenho ciência que os clubes estão em constantes conversas, inclusive sobre um possível cancelamento. Mas eu sempre disse que independentemente da competição, quando ela é iniciada, e tem reflexo em outras com acesso e descenso, ela tem que ser definida em um conselho técnico e forma unânime. Então, a competição segue prevista para reiniciar em setembro — concluiu.