Depois do Grêmio anunciar que irá treinar a partir da próxima semana em Santa Catarina por não poder fazer treinos coletivos no Rio Grande do Sul, o governador Eduardo Leite voltou a falar sobre o retorno do futebol em sua live diária nesta quarta-feira (1). Questionado se pretendia tomar medidas para evitar que situações como essa se repetissem com outras equipes, Leite reafirmou que não pretende fazer mudanças nos protocolos para que os times voltem a realizar atividades com contato.
— Estamos passando pelas semanas mais críticas, mais sensíveis, não pretendemos fazer mudanças nos protocolos, principalmente no que naturalmente tem contato entre as pessoas. Poucos minutos depois do Grêmio anunciar a ida a Santa Catarina, o Inter anunciou que tinha quatro membros com coronavírus. Não estou dizendo que é culpa da atividade desportiva, mas na natureza da atividade está o contato. O que pedimos foi um pouco mais de paciência, por algumas semanas, para que possamos dar um passo seguinte. Para aí sim pensarmos em um retorno seguro do Gauchão — ressaltou.
Apesar disso, o governador salientou que sabe da importância do futebol e respeita o esporte como atividade econômica, mas relembrou que milhares de pessoas com pequenos comércios também estão sofrendo com as restrições impostas pelo governo.
— Centenas, milhares de pessoas que têm pequenos empreendimentos estão tendo de fechar suas lojas, mas daí ela vê um time de futebol podendo fazer treinamento com contato físico. Não é razoável que a gente tenha essa disputa. Respeito a atividade do futebol, com os sentimentos que ela desperta, respeito como atividade econômica. Temos uma série de desafios para todas as atividades. Não entendemos que exista condições de treinos seguros coletivos, especialmente para este momento — frisou Leite.
O Grêmio deve viajar para Santa Catarina na próxima segunda-feira (6) e treinará no centro de treinamentos do Criciúma, no sul do estado vizinho. Já o Inter, mesmo com os casos confirmados de coronavírus, deve permanecer fazendo atividades em Porto Alegre.